AVALIAÇÃO EXTERNA NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DE UMA TURMA DE 5º ANO: AVALIAÇÃO OU REGULAÇÃO?
La evaluación externa en la organización del trabajo de una clase de 5º grado: ¿“evaluación” o regulación?
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.9248Palabras clave:
Qualidade educacional, Trabalho pedagógico, neoliberalismoResumen
Este artigo aborda a materialidade das políticas de avaliação externa em uma sala de 5º ano de uma escola pública, localizada na cidade de Uberlândia/MG. Para o desenvolvimento do trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e análise dos dados que emergiram da pesquisa de campo, tendo como objetivo refletir sobre desdobramentos das avaliações externas na organização do trabalho pedagógico. Com a hegemonia neoliberal, as avaliações assumiram uma centralidade na obtenção da congruência das agendas entre mercado e governos, atrelando a qualidade educacional ao desempenho dos alunos nas avaliações. Na escola observada, as avaliações eram o cerne da organização do trabalho pedagógico, instituindo-se um ritual avaliativo, que exercia um controle e pressão nos sujeitos. Identificamos que, quase sempre, as avaliações chegavam à escola de forma confusa, desprovidas de sentido e desconexas do cotidiano e práticas da docente.
Descargas
Citas
AFONSO, A. J. Estado, mercado, comunidade e avaliação: esboço para uma (re)articulação critica. Educação & Sociedade, ano XX, n. 69, 1999.
ARROYO, M. G. O humano é viável? É educável? Revista pedagógica | v.17, n.35, 2015.
BALL, S.J. Mercados Educacionais, escolha e classe social: O mercado como uma estratégia de classe. In.: GENTILI, P. (org.) Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. 19 ed. Petrópolis: Rio de Janeiro, Vozes, 2020. p. 185-214.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP. Instruções para aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), 2015.
CHIRINÉA, A. M.; BARREIRO, I. M. F. Qualidade da educação: eficiência, eficácia e produtividade escolar. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 7, jan. 2017.
DOURADO, L.F. Estado, educação e democracia no Brasil: retrocessos e resistências. Educ. Soc., Campinas, v.40, e0224639, 2019.
ENGUITA, M. F. A Face Oculta da Escola. Porto Alegre: Clube dos Eds. 2008. (cap. 4 e 5).
FÁVERO, A. A.; CENTENARO, B. J. A pesquisa documental nas investigações de políticas educacionais potencialidades e limites. Revista Contrapontos. v. 19. n. 1. Itajaí́, 2019.
FREITAS, L. C. de. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Educ. Soc., Campinas, v. 35, n. 129, p. 1085-1114, 2014.
FREITAS, L. C. de. Três Teses sobre as Reformas Empresariais da Educação: perdendo a ingenuidade. Cad. Cedes, Campinas, v. 36, n. 99, p. 137-153, 2016.
FREITAS, L.C. de. Eliminação Adiada: O caso das Classes Populares no interior da escola e a ocultação da (Má́) Qualidade do Ensino. Educação e Sociedade. Campinas, v. 28, n.100 – Especial, out/2007, p.965-987.
FREITAS, L.C. de. A reforma empresarial da educação: nova direita, VELHAS IDEIAS. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2018
HAYEK, F. A. O caminho da servidão. 5. ed. Tradução e Revisão de: Anna Maria Capovilla, José Ítalo Stelle e Liane de Morais Ribeiro. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1990.
LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Tradução: Mariana Echalar. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2019.
MINAYO, M. C. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
OLIVEIRA, D. A. As políticas educacionais no governo Lula: rupturas e permanências. RBPAE – v.25, n.2, p. 197-209, 2009.
RAVITCH, D. Vida e morte do grande sistema escolar americano: como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. Tradução: Marcelo Duarte. Porto Alegre: Sulina, 2011.
SILVA, P. J. da; LIMA, A. B. de. O oportunismo neoliberal na pandemia de 2020: a nova morfologia da educação e a super exploração do trabalho docente. Movimento-Revista de Educação, Niterói, ano 7, n. 15, p. 286-312, 2020.
SORDI, M. R. L de; MALVAZI, M. M. S. As duas faces da avaliação: da realidade à utopia. Rev Educ PUC (Campinas), 2004.
SOUSA, S. Z.; LOPES, V. V. Avaliação nas políticas educacionais atuais reitera desigualdades. Revista Adusp, 2010.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Mayara Duarte Pelegrini, Maria Simone Ferraz Pereira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND