ANÁLISE SWOT APLICADA A PARTIR DE UM PROCESSO AVALIATIVO DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.9254Palabras clave:
avaliação, ensino superior, gestão, planejamento estratégicoResumen
O estudo teve por objetivo efetuar a análise SWOT para identificar pontos de melhoria a partir de informações de um relatório de avaliação do curso. Metodologicamente, foi efetuada a análise SWOT a partir de informações de um relatório de avaliação do Conselho Estadual de Educação para o ano de 2015, dividido em seis elementos avaliativos de ensino e baseado em uma análise qualitativa por amostragem intencional. A técnica SWOT foi realizada em plataforma Excel, contendo 10 vetores correspondentes aos pontos fortes e fracos do curso, bem como seis vetores correspondentes às ameaças e oportunidades. Os resultados mostram uma graduação com potencial de desenvolvimento, visando à melhoria contínua. Conclui-se que a Engenharia Agronômica apresenta oportunidades que podem atenuar as ameaças, propiciando novos caminhos para um curso mais adequado às novas demandas da sociedade.
Descargas
Citas
BALLESTERO-ALVAREZ, M. E. Estratégia: da visão à ação. São Paulo: Atlas, 2011.
BARBOUR, R. Grupos focais. Porto Alegre: Artmed, 2009. 145 p.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, seção 1, p. 27833, 23 dez. 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 14 ago. 2022.
CAVALCANTI, L. M. R.; GUERRA, M. G. G. V.; GOMES, C. S. F. Avaliação de cursos do ensino superior no Brasil: o SINAES na sua relação com a qualidade. Eccos, São Paulo, n. 56, p. 1-20, e13437, 2021.
CERVI, C.; FROEMMING, L. M. S. Estágios curriculares do curso de administração como canal de marketing de relacionamento. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 19., 2011, Ijuí. Anais [...] Ijuí: UNIJUÍ, 2011. p. 1-5. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/view/16811/15493. Acesso em: 24 ago. 2022.
CHIAVENATO, I. Administração: teoria, processo e prática. 3. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2000.
DANTAS, N. G. S.; MELO, R. S. O método de análise SWOT como ferramenta para promover o diagnóstico turístico de um local: o caso do município de Itabaiana (PB). Caderno Virtual de Turismo, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 118-130, 2008.
DIAS SOBRINHO, J. Qualidade, avaliação: do SINAES a índices. Avaliação -Revista da Avaliação da Educação Superior, Sorocaba, v. 13, n. 3, p. 817-825, 2008.
ESTRADA, R. J. S. Os rumos do planejamento estratégico na Universidade Pública: um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Maria. 2000. 219 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, 2000.
FALLEIROS, A. E. S.; PIMENTA, M. L.; VALADÃO JÚNIOR, V. M. O significado da autoavaliação institucional na perspectiva de técnicos-administrativos de uma universidade pública. Avaliação, Campinas, v. 21, n. 2, p. 593-618, 2016.
FELIPPE, W.C. et al. (org). Extensão nas Instituições Comunitárias de Ensino Superior: referenciais para a construção de uma Política Nacional de Extensão nas ICES. In: ENCONTRO NACIONAL DE EXTENSÃO E AÇÃO COMUNITÁRIA DAS UNIVERSIDADES E INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS, 10., 2013, Chapecó. Anais [...] [S. l.]: FOREST, 2013. Disponível em: https://www.unochapeco.edu.br/static/data/portal/downloads/2585.pdf. Acesso em: 21 ago. 2022.
FIGUEIREDO, M. A.; AMARAL, R. C. B. M.; ROPOLI, E. A. Avaliação dos cursos de graduação: estudo comparativo entre cursos oferecidos nas modalidades a distância e presencial. Ribeirão Preto: Abed, 2017. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2017/trabalhos/pdf/438.pdf. Acesso em: 24 ago. 2022.
ILHA SOLTEIRA. Prefeitura Municipal. Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. Plano municipal de desenvolvimento rural sustentável: 2010-2013. Ilha Solteira, 2010. Disponível em: http://www.cdrs.sp.gov.br/conselhos/arquivos_mun/233_10_10_2012_PMDRS%20DE%20ILHA%20SOLTEIRA.pdf. Acesso em: 24 ago. 2022.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. São Paulo: Pearson Education, 2012.
LARA, F. F.; ROSATTI, L. A.; JOVETTA, R. Análise SWOT de duas instituições de ensino superior no estado de São Paulo: potencialidades para a expansão da educação à distância. Revista Brasileira de Administração Científica, Aracajú, v. 7, n. 2, p. 127-144, 2016.
LOBO, M. B. C. M. Panorama da evasão no ensino superior brasileiro: aspectos gerais das causas e soluções. Brasília, DF: Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES, 2012. (ABMES Cadernos).
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à administração. 7. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2009.
MAZZITELLI, F. Unesp aprova orçamento de 2022 com contratação de 630 servidores. São Paulo: UNESP, 2021. Disponível em: https://www2.unesp.br/portal#!/noticia/36676/unesp-aprova-orcamento-de-2022-com-contratacao-de-630-servidores. Acesso em: 25 ago. 2022.
MOKATE, K. M. Convirtiendo el "monstruo" en aliado: la evaluación como herramienta de la gerencia social. Revista do Serviço Público, Brasília, DF, v. 53, n. 1, p. 89-134, 2002.
NASCIMENTO, K. W. S; LEAL, J. S.; SOARES NETO, J. B. O marketing digital no processo de captação discente de uma instituição de ensino superior. Cadernos de Gestão e Empreendedorismo, Niterói, v .7, n. 3, p. 52-67, 2019.
OLIVEIRA, D. P. R. Administração estratégica na prática: a competitividade para administrar o futuro das empresas. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 30. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
SÃO PAULO (Estado). Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Deliberação CEE N° 171/2019. Dispõe sobre a regulação, supervisão e avaliação de instituições de ensino superior e cursos superiores de graduação vinculados ao Sistema Estadual de Ensino de São Paulo. São Paulo, 2019. Disponível em: http://www.ceesp.sp.gov.br/portal.php/consultores_legislacao/consultore_deliberacao171. Acesso em: 23 ago. 2022.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, A. L. C.; FARIAS, J. O discurso da avaliação e da qualidade da educação superior na imprensa científica: um estudo da revista Educação & Sociedade (2004-2012). In: SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/BR, 22., 2014, Natal. Anais [...] Natal: UFRN, 2014. p. 259-276.
SÍVERES. A Extensão universitária como um princípio de aprendizagem. Brasília, DF: Liber Livro, 2013.
SOUZA, S. R. A.; GUERRA, M. G. G. V. Autoavaliação institucional da Universidade Federal da Paraíba: diagnóstico a partir da Comissão Própria de Avaliação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 20, n. 64, p. 405-433, 2020.
TEIXEIRA, C. A.; ALONSO, V. L. C. A Importância do Planejamento Estratégico para as Pequenas Empresas. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA (SEGeT), 11., 2014, Rio de Janeiro, RJ. Anais [...] Resende: AEBD, 2014. p. 1-8.
TONGCO, M. D. C. Purposive sampling as a tool for an informant selection. Ethnobotany Research & Applications, Honolulu, v. 5, p. 147-158, 2007.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP. Faculdade de Engenharia. Curso de Agronomia. Projeto pedagógico do curso de Agronomia. Ilha Solteira: UNESP, 2009. 63 p.
VIEIRA, T. T. D. Avaliação externa dos cursos de graduação do centro de educação da universidade federal da Paraíba: da análise dos relatórios às propostas de melhoria dos cursos. 2022. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa, 2022.
VOESE, S. B. Contabilidade por atividades nos processos da gestão acadêmica nas instituições de educação superior privadas. Revista Brasileira de Contabilidade, Brasília, DF, n. 168, p. 51-61, 2007.
VOLKMANN, C.; WILSON, K. E.; MARIOTTI, S.; RABUZZI, D.; VYAKARNAM, S.; SEPULVEDA, A. Education the Next Wave of Entrepreneurs: unlocking entrepreneurial capabilities to meet the global challenges of the 21st century: a report of the global education initiative. Switzerland: World Economic Forum, 2009. Disponível em: http://www.heqco.ca. Acesso em: 20 ago. 2022.
WRIGHT, P.; KROLL, M. J.; PARNELL, J. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2010.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Omar Jorge Sabbag, Marcelo Carvalho Minhoto Teixeira Filho
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND