A ALFABETIZAÇÃO HUMANIZADORA NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.9265Palabras clave:
aprendizagem coletiva, Alfabetização libertadora. Educação integral. Paulo Freire.Resumen
Este artigo tem como escopo discutir a alfabetização humanizadora nos processos de ensino e de aprendizagem, uma discussão a respeito dos desafios de se ter uma prática pedagógica humanizadora na perspectiva da pedagogia progressista com vistas ao processo de alfabetização. O objetivo geral da investigação é desvelar a caracterização do processo de alfabetização a partir de uma perspectiva humanizadora no contexto de uma abordagem, com base, principalmente, em Paulo Freire, que considere a realidade do educando como referência para a escolha de metodologia de educar. A partir da análise dos dados, pôde-se perceber a importância da prática pedagógica humanizadora nos processos de ensino e de aprendizagem. Assim sendo, foi possível confirmar as contribuições que a pedagogia humanizadora traz para a prática docente, além de sua clareza e intencionalidade de criar condições, instrumentos e meios para superar o individualismo.
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