ESTRATÉGIAS AVALIATIVAS NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA I: PERCEPÇÕES DOS LICENCIANDOS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.9425

Palabras clave:

Pandemia

Resumen

Já não era fácil avaliar no ensino presencial, e os desafios só se intensificaram no ensino remoto. Nesse âmbito, o objetivo deste artigo é analisar as percepções de graduandos em Matemática sobre as estratégias avaliativas empregadas no ensino remoto. Para tal, os registros foram produzidos em uma disciplina de Licenciatura em Matemática, em que foram propostas três estratégias avaliativas. Ao final, os licenciandos responderam um questionário reflexivo sobre o processo de avaliação. A análise dos dados produzidos suscitou dois eixos: (1) as percepções sobre as propostas avaliativas experienciadas durante a disciplina e a perspectiva de utilizá-las como futuros professores de Matemática e (2) os formatos de avaliação conhecidos e vivenciados pelos licenciandos durante sua vida estudantil. Por fim, este estudo aponta para a necessidade de transversalizar vivências de diferentes estratégias avaliativas, uma vez que romper com as formas de avaliar requer apropriação não só teórica, mas especialmente prática.

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Biografía del autor/a

Carla Denize Ott Felcher, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel e em Pedagogia pela Universidade Dom Bosco. Mestra em Políticas e Gestão da Educação, CLAEH, Montevídeo. Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo PPGECM/UFPel. Doutora em Educação em Ciências pela UFRGS. Pós-doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pampa. Professora no Departamento de Educação Matemática - DEMAT - IFM/UFPel e Chefe da Seção de Politicas Institucionais para EaD no NUPED (Núcleo de Políticas de EaD). 

 

Crisna Daniela Krause Bierhalz, Universidade Federal do Pampa - Campus Dom Pedrito

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas.  Mestre em Educação Ambiental pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Doutora em Educação, linha Formação de Professores na Pontifícia Universidade Católica do RS. Professora Associada da Universidade Federal do Pampa. Professora do Programa de Pós Graduação - Mestrado Acadêmico em Ensino. 

Tanise Paula Novello, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande. Mestra em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande e Doutora em Educação Ambiental pela mesma Instituição. Atualmente é Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, vinculada ao Centro de Ciências da Educação (CED) junto ao Departamento de Metodologia de Ensino (MEN). 

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Publicado

2024-09-09