A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SANTANA-AP: DO CONTEXTO NACIONAL À EFETIVAÇÃO DE METAS E ESTRATÉGIAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.9452

Palabras clave:

educação, relações raciais, plano municipal, Santana -AP

Resumen

O presente artigo tem por objetivo discutir acerca da Educação das Relações Étnico-Raciais no âmbito do Plano Municipal de Educação de Santana-AP (PME), especificamente sobre a estratégia “8.13” que propõe a implementação e consolidação do Projeto Político Pedagógico (PPP), em 100% das escolas, nos 2 primeiros anos de vigência do Plano. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa exploratória do tipo bibliográfica e documental. Foi realizado, ainda, levantamento de dados empíricos, através de entrevista com a responsável pela pasta na Secretaria Municipal de Educação. Para análise dos resultados, optou-se pela Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados apontam que há necessidade de se aprofundar estudos que contemplem a trajetória histórica do município de Santana-AP, diretamente relacionada com a contribuição histórica da população negra, oriunda de diversos locais da África e que adentrou as terras amapaenses como escravizada e contribuiu solidamente na construção dessa história regional.

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Biografía del autor/a

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade do Estado do Amapá

Doutor em Teologia pela Faculdade EST, em São Leopoldo/RS-Brasil. Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)m Macapá-Brasil. Professor Substituto da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Professor no Mestrado Profissional em Matemática da Universidade Federal do Amapá (PROFMAT/UNIFAP). Professor coorientador no Doutorado em Educação da Amazônia (EDUCANORTE). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq).

 

 

Adaíles Aguiar Lima , Universidade Federal do Amapá

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá-Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq). 

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Publicado

2024-11-25

Número

Sección

DOSSIÊ RELAÇÕES DE GÊNERO, ÉTNICO-RACIAIS E INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO