APRENDIZAGEM COLABORATIVA E EDUCAÇÃO FINANCEIRA: EQUIDADE E SUSTENTABILIDADE NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.9570

Palabras clave:

inclusão educacional, consumo sustemtável, habilidades socioemocionais

Resumen

Abordagens equitativas tem incentivado educadores a adotarem métodos pedagógicos dinâmicos na educação financeira. Este estudo qualitativo examina como atividades colaborativas contribuem para a criação de ambientes inclusivos e para a promoção da equidade no contexto brasileiro. A pesquisa dialoga com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 e 10, que priorizam a educação inclusiva e a redução de desigualdades. A atividade foi realizada com estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, com o tema "hábitos de consumo mais conscientes e sustentáveis". Utilizando a plataforma Kahoot! e a elaboração de mapas mentais em pequenos grupos, os estudantes exploraram conceitos financeiros e ambientais por meio de reflexões críticas e práticas colaborativas. As observações e reflexões da professora-pesquisadora foram registradas em um diário de campo. Os resultados indicam que práticas colaborativas fortalecem competências cognitivas e socioemocionais, contribuindo para a educação financeira e a redução de desigualdades educacionais no Brasil, ao promover o engajamento e a construção de um aprendizado conectado à realidade dos estudantes.

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Biografía del autor/a

Pamella Meiriellen da Silva de Assis , Universidade de Taubaté (UNITAU)

Estudante do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté (Unitau). Taubaté, SP – Brasil.

Susana Aparecida da Veiga, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Mestra em Engenharia de Produção. Coordenadora pedagógica dos cursos de Educação a Distância da Universidade de Taubaté (Unitau) e docente do Mestrado Profissional em Educação. Taubaté, SP – Brasil

Maria Cristina Prado Vasques Cunha, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Doutora em Odontologia. Coordenadora do Setor de Objetos de Aprendizagem na Educação a Distância da Universidade de Taubaté (Unitau) e docente do Mestrado Profissional em Educação. Taubaté, SP – Brasil.

Willian José Ferreira, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Doutor em Geofísica Espacial. Docente do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté (Unitau). Taubaté, SP – Brasil.

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Publicado

2024-12-30