APRENDIZAGEM COLABORATIVA E EDUCAÇÃO FINANCEIRA: EQUIDADE E SUSTENTABILIDADE NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.9570Palabras clave:
inclusão educacional, consumo sustemtável, habilidades socioemocionaisResumen
Abordagens equitativas tem incentivado educadores a adotarem métodos pedagógicos dinâmicos na educação financeira. Este estudo qualitativo examina como atividades colaborativas contribuem para a criação de ambientes inclusivos e para a promoção da equidade no contexto brasileiro. A pesquisa dialoga com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 e 10, que priorizam a educação inclusiva e a redução de desigualdades. A atividade foi realizada com estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, com o tema "hábitos de consumo mais conscientes e sustentáveis". Utilizando a plataforma Kahoot! e a elaboração de mapas mentais em pequenos grupos, os estudantes exploraram conceitos financeiros e ambientais por meio de reflexões críticas e práticas colaborativas. As observações e reflexões da professora-pesquisadora foram registradas em um diário de campo. Os resultados indicam que práticas colaborativas fortalecem competências cognitivas e socioemocionais, contribuindo para a educação financeira e a redução de desigualdades educacionais no Brasil, ao promover o engajamento e a construção de um aprendizado conectado à realidade dos estudantes.
Descargas
Citas
BAE, Kyounghun; JANG, Ga-Young; KANG, Hyoung-Goo; TAN, Pearleen. Early financial education, financial literacy, and gender equity in finance. Asia‐Pacific Journal of Financial Studies, v. 51, n. 3, p. 372-400, 2022.
BARBOSA, Nelson Machado; SARLO, Jonatas Campos; DOS SANTOS, Eduardo Corrêa. Experimentação didática com o auxílio da pedagogia de projetos: o teatro como recurso lúdico visando à integração da educação financeira nas aulas de matemática. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 7, n. 3, p. 1528-1554, 2021.
BOALER, Jo. (2017). Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Penso Editora.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF: Ministério da Educação - MEC, 600p., 2018. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
CHAPMAN, Christopher; AINSCOW, Mel. Developing equitable education systems. In: Educational Equity. London: Routledge, 2021.
COHEN, Elisabeth G.; LOTAN, Rachel A. Designing groupwork: strategies for the heterogeneous classroom. New York: Teachers College Press, third edition, 2014.
COHEN, Elisabeth G.; LOTAN, Rachel A. Planejando o Trabalho em Grupo: estratégias para a sala de aula heterogênea. 3 ed. Porto Alegre: Penso, 2017.
CORDEIRO, Nilton José Neves; COSTA, Manoel Guto Vasconcelos; DA SILVA, Márcio Nascimento. Educação Financeira no Brasil: uma perspectiva panorâmica. Ensino da Matemática em Debate, v. 5, n. 1, p. 69-84, 2018.
CORDEIRO, Nilton José Neves; MAIA, Madeline Gurgel Barreto; SILVA, Carina Brunehilde Pinto. O uso de histórias em quadrinhos para o ensino de Educação Financeira no ciclo de alfabetização. TANGRAM-Revista de Educação Matemática, v. 2, n. 1, p. 03-20, 2019.
COUTINHO, Dimítria. Trabalho em grupo: entenda a sua importância e como promovê-lo na escola. Revista Nova Escola, v. 1, p. 1-7, 2023.
CREMA, Andressa; AMADO, Pâmela. Educação Financeira: um estudo multicasos sobre a adequação de algumas escolas e a percepção de seus coordenadores pedagógicos. Revista de Educação Matemática (REMat), v. 18, p. 1-18, 2021.
FAVERI, Dinorá Baldo de; KROETZ, Marilei; VALENTIM, Ilda. Educação financeira para crianças. Revista de Gestão e Secretariado, v. 14, n. 7, p. 10899-10909, 2023.
FERREIRA, Willian José; RICHETTO, Kátia Celina da Silva; VEIGA, Susana Aparecida da.; MOURA RIBEIRO, Maria Tereza de; GOUVEA, Erica Josiane. Math phobia and maths anxiety: multidisciplinary aproaches for a more inclusive and equitable education in Brazil. Concilium, v. 23, n. 17, p. 663-677, 2023.
FIGUEIREDO, Gabriele Barrilli; BEGOSSO, Luiz Carlos. Educação financeira: um jeito mais prático de aprender. Revista Intelecto, v. 3, p. 1-10, 2020.
FRANZONI, Patricia; QUARTIERI, Marli Teresinha. Tarefas Investigativas Relacionadas à Educação Financeira: possibilidades de conjecturas e estratégias de resolução. Ciência & Educação, v. 26, 2020.
HENDERSON, Gail E.; BEACH, Pamela; COOMBS, Andrew. Financial literacy education in Ontario: An exploratory study of elementary teachers’ perceptions, attitudes, and practices. Canadian Journal of Education, v. 44, n. 2, p. 308-336, 2021.
JANISCH, Adriane Beatriz Liscano; JELINEK, Karin Ritter. Explorando a educação financeira no ensino fundamental: um estudo de possibilidades a partir das orientações da BNCC. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 7, p. 48324-48342, 2020.
JAYARAMAN, Jayadhurganandh D.; JAMBUNATHAN, Saigeetha; ADESANYA, Regina. Preparedness of early childhood teachers to teach financial literacy: evidence from the US. Education, v. 50, n. 8, p. 1121-1136, 2022.
JILK, Lisa M. Supporting teacher noticing of students' mathematical strengths. Mathematics Teacher Educator, v. 4, n. 2, p. 188-199, 2016.
LOTAN, Rachel A. Equitable classrooms. In: Unequals: The power of status and expectations in our social lives. Oxford: Oxford University Press, p. 178-200, 2022.
MEDEIROS, Emerson Augusto; AMORIM, Giovana Carla Cardoso. Análise textual discursiva: dispositivo analítico de dados qualitativos para a pesquisa em educação. Laplage em revista, v. 3, n. 3, p. 247-260, 2017.
MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Claudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista práxis educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021.
NÓBREGA, Danielly; GALEGO, João Pedro Crevonis; HENRIQUE, Samuel Cândido; LINHARES, Clarice Schneider. Alfabetização científica: representações sociais sobre iniciação científica de professores PDE-PR em Química. Concilium, v. 22, n. 5, p. 967-978, 2022.
OECD, (2023) Organisation for Economic Co-operation and Development (em português, OCDE). Equity in education in PISA 2022. In: PISA 2022 Results (Volume I): The State of Learning and Equity in Education. Report. OECD Publishing: Paris, 43p.
OLIVEIRA, Núbia dos Santos; LELLIS, Irani Lauer; BARILLAS, Maria Daniela Guzman. Crenças docentes sobre Alfabetização Econômica: desafios e perspectivas no contexto da Educação Infantil. Ensino em Re-Vista, v. 30, 2023.
PODOLSKY, Anne; KINI, Tara; DARLING-HAMMOND, Linda. Does teaching experience increase teacher effectiveness? A review of US research. Journal of Professional Capital and Community, v. 4, n. 4, p. 286-308, 2019.
SANTOS, Jean Carlos Almeida dos. Educação financeira no âmbito escolar: um estudo de revisão integrativa. Revista Foco, v. 16, n. 11, p. e2789-e2789, 2023.
SANTOS, Laís Thalita Bezerra; SANTOS PESSOA, Cristiane Azevêdo. Temáticas de educação financeira escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: como são apresentadas em livros didáticos de matemática? Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 13, n. 2, p. 191-213, 2020.
SILVA, Silvia Helena da; MACHADO JÚNIOR, Arthur Gonçalves. Planos de Aula em Educação Financeira: Praticando a BNCC. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 15, n. 1, p. 95-105, 2022.
SOUSA, Richarles de Araújo; LOBÃO, Mário Sérgio Pedroza; FREITAS, Renata Gomes de Abreu. Educação financeira à luz da BNCC: concepções de docentes do ensino profissional e tecnológico. Educação e Pesquisa, v. 49, p. e251296, 2023.
TORRES, Patrícia Lupion; IRALA, Esrom Adriano Freitas. Aprendizagem colaborativa: teoria e prática. Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: Senar, p. 61-93, 2014.
VAN DE WALLE, John A. Matemática no Ensino Fundamental: Formação de Professores e Aplicação em Sala de Aula. Penso Editora, 2009.
WILLIAMS, Peter; MORTON, Jason K.; CHRISTIAN, Beverly J. Enhancing financial literacy in children 5–12 years old using authentic learning within a school market garden programme. Education, v. 50, n. 3, p. 361-374, 2022.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Pamella Assis, Susana Aparecida da Veiga, Maria Cristina Prado Vasques Cunha, Willian José Ferreira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND