CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS COM AS QUESTÕES DE GÊNERO E ÉTNICO-RACIAIS NAS PRÁTICAS POLÍTICO-PEDAGÓGICAS DE PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.9571

Palabras clave:

construções identitárias; raça; gênero; educação física escolar.

Resumen

Esse estudo objetivou investigar a relação das construções identitárias de professoras de Educação Física Escolar com o trabalho das discussões de gênero e étnico-raciais nas suas práticas político-pedagógicas. Realizamos um estudo de campo, de caráter qualitativo, descritivo e exploratório. Selecionamos duas professoras de Educação Física por meio da amostragem típica intencional. Utilizamos o instrumento de entrevistas semiestruturadas. O material empírico foi submetido à análise temática. Os dados nos permitiram produzir conversas que correlacionavam as construções identitárias das professoras com os seus projetos político-pedagógicos nas aulas de Educação Física, articuladas pelas discussões de gênero e raça. Observamos que os marcadores sociais da existência se tornam evidentes nas práxis pedagógicas das docentes à luz de movimentos de transgressões e resistências, buscando uma educação posta por meio de lutas e emancipação dos(das) discentes.

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Biografía del autor/a

André Luis do Nascimento Mont Alverne, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestre em Educação Física. Universidade Federal do Vale do São Francisco. Pernambuco – Brasil

Luan Gonçalves Jucá, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestre em Educação Física. Universidade Federal do Vale do São Francisco. Pernambuco – Brasil

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de São Paulo

Doutor em Educação Física. Instituto Federal de São Paulo. São Paulo – Brasil

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Publicado

2024-12-23

Número

Sección

DOSSIÊ RELAÇÕES DE GÊNERO, ÉTNICO-RACIAIS E INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO