O (NÃO) LUGAR DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS PPCs DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS IFEs DE GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.9583Palabras clave:
educação, Relações étnico-raciais, pedagogiaResumen
O presente artigo toma como temática as relações étnico-raciais nos cursos de Pedagogia das Instituições Federais de Ensino Superior do estado de Goiás (UFG, UFJ, UFCAT, IFG e IF goiano), para analisar, em seus Projetos Político Pedagógicos (PPC’s), qual o lugar (ou não) da temática, como forma de cumprir a Lei 11645/2008 e as determinações da Resolução CNE/CP n.01/2004 e da Resolução n. 02/2015. A metodologia utilizada foi a análise documental, realizada nos PPC’s dos Cursos de Pedagogia, acessados online na página de cada Universidade. A leitura dos documentos possibilitou constatar que, mesmo quando há a previsão da discussão sobre a temática, estabelecidas em componentes dos PPC’s, nem sempre a discussão é privilegiada com bibliografia ou compõe o quadro de disciplinas obrigatórias que trata sobre a temática diretamente. No geral, é no quadro de optativas que encontramos algumas poucas disciplinas que a abordam de forma mais específica a questão das relações étnico-raciais, o que evidencia uma lacuna no que tange a formação de professoras e professores do ensino básico.
Descargas
Citas
BRASIL. Resolução no. 02, de 01 de julho. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília/DF: MEC; CNE, 2015.
BORGES ALVES, S. D.; ALVES, M. Z.; SOUSA, M. A. de M. e. A Lei 10.639 e as licenciaturas da UFG/RC:: uma análise a partir dos Projetos Pedagógicos de Curso. Revista Poíesis Pedagógica, Goiânia, v. 17, n. 1, p. 16–26, 2020. DOI: 10.5216/rppoi.v17i1.58542. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/58542. Acesso em: 29 abr. 2024.
COELHO, Wilma de Nazaré Baía; SOARES, Nicelma Josenila Brito. Formação continuada e a implantação da Lei 10639/2003: diálogos entre a universidade e a escola básica. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 8, n. 19, p. 69-96, jun. 2016. ISSN 2177-2770. Disponível em: . Acesso em: 30 abr. 2018.
JUNIOR, E. B.; OLIVEIRA, G. S.; SANTOS, A. C.; SCHNEKENBERG, G. F. Análise documental como percurso metodológico na pesquisa qualitativa. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 44, 2021.
GATINHO, A. A. O movimento negro e o processo de elaboração das diretrizes curriculares nacionais para a educação das relaçãoes étinico-raciais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará. Programa de Pós Graduação em Educação, Belém, 2008.
GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979
GIROUX, H.; SIMON, R. Cultura Popular e Pedagogia Crítica. In. Currículo, Cultura e Sociedade. Antonio Flavio Moreira e Tomaz Tadeu (orgs). - 12 ed, São Paulo: Cortez, 2013
MARQUES, K. E. M.; ALVES , M. Z. Indígenas e Quilombolas no Ensino Superior: Uma análise a partir do Programa UFGInclui. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023139, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17712. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17712. Acesso em: 26 abr. 2024.
MOREIRA. Antonio ; TADEU. T. Sociologia e Teoria Crítica do Currículo. Currículo, Cultura e Sociedade. Antonio Flavio Moreira e Tomaz Tadeu (orgs). - 12 ed, São Paulo: Cortez, 2013
PEREIRA, V. O. O contexto histórico das políticas racializadas e a emergência de novas etnicidades. e a emergência do discurso “racializado” no sistema de ensino: as possibilidades e desafios da Lei 10.639/03. Revista Teias. V. 14 • n. 34 • 33-48 • Os 10 anos da Lei 10.639/2003 e a Educação. 2013.
PASSOS, J.; RODRIGUES, T.; CRUZ, A.. O impacto das ações afirmativas no currículo acadêmico do ensino superior brasileiro. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 8, n. 19, p. 08-33, jun. 2016. ISSN 2177-2770.
PASSOS, C. As Relações Étnico-Raciais Nas Licenciaturas: O Que Dizem Os Currículos Anunciados. Poiésis, Tubarão. V.8, n.13, p. 172 - 188, Jan/Jun, 2014.
PEREIRA, M. M. e SILVA, M. Percurso da lei 10639/03: antecedentes e desdobramentos. Linguagens & Cidadania, 2016.
SARTI, Flavia M. O curso de pedagogia e a universitarização do magistério no Brasil: das disputas pela formação docente à sua desprofissionalização. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45 e190003, 2019.
SILVA, e. O "(NÃO) Lugar" Da Educação Etnicorracial Na Grade Curricular Do Curso De Ciências Sociais da USP, UNICAMP E UNESP. Revista da ABPN • v. 10, Ed. Especial - Caderno Temático: História e Cultura Africana e Afrobrasileira – lei 10.639/03 na escola, 2018.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Ludmila Jardim da Conceicao, Maria Zenaide Alves, Eliete Maria Bueno da Cunha
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND