NEGRITUDE NA UNIVERSIDADE: ENTRE TRANSGRESSÕES E AFETOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.9590

Palabras clave:

Estímulo à pesquisa

Resumen

O presente estudo relata as experiências de transgressão no ensino, obtidas através da criação do: 1) Projeto de Extensão da Liga de Relações Étnico-Raciais - Sankofa (LARER); e 2) Projeto de Pesquisa Núcleo de Ensino e Pesquisa em Relações Étnico-Raciais em Psicologia (NEGREPSI), em uma universidade federal em Minas Gerais. Essa pesquisa objetiva refletir como a implementação de uma prática educacional crítica pode promover a inclusão e a liberdade aos grupos subalternizados no ensino eurocêntrico, reprodutor de práticas racistas, sexistas e excludentes. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, realizada através da observação participante e revisão de literatura, sendo fundamentada no livro “Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade” (1994) de bell hooks. Observou-se, neste espaço, a prevalência das relações colaborativas, marcadas pelo forte conteúdo afetivo, mostrando o amor pelo povo negro, em sua pluralidade, como um importante fundamento ético-político da Liga Sankofa e do NEGREPSI.

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Biografía del autor/a

Maria Fernanda Chagas, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduanda do curso de Psicologia. Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Minas Gerais – Brasil

Gabriela Pereira Vanzela, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduanda do curso de Psicologia. Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Minas Gerais – Brasil

Ryan Lopes de Freitas, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduando do curso de Psicologia. Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Minas Gerais – Brasil.

Maylla Monnik Rodrigues de Sousa Chaveiro, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

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Publicado

2024-12-30

Número

Sección

DOSSIÊ RELAÇÕES DE GÊNERO, ÉTNICO-RACIAIS E INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO