CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS DO PRIMEIRO ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE OS INDÍGENAS DA ATUALIDADE: UM MOVIMENTO REFLEXIVO ATRAVÉS DO USO DA TECNOLOGIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.9594

Palabras clave:

indígenas, recursos tecnológicos, anos iniciais do ensino fundamental, currículo

Resumen

Este artigo tem o objetivo de fomentar a importância da tecnologia para os povos indígenas como recurso para ampliar os seus aspectos culturais, na intenção de desmistificar conceitos enraizados sobre os povos originários em uma turma de primeiro ano das séries iniciais, utilizando o aplicativo Instagram, a fim de demonstrar que existem indígenas com acesso à internet. Para isso, utilizou-se a pesquisa com o cotidiano como metodologia. Como resultado da pesquisa, os estudantes puderam compreender que os indígenas existem no Brasil e que estão inseridos no contexto social e cultural, bem como utilizam recursos tecnológicos para socializar seus modos de vida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rayra Sarmento Ferreira Subtil, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Mestra em educação. Prefeitura Municipal de Viana-ES e Prefeitura Municipal de Vila Velha-ES. Espírito Santo – Brasil.

Larissa Ferreira Rodrigues Gomes, Brasil

Doutora em educação. Docente do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo-Ufes e professora da Educação Básica Técnica e Tecnológica na Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes. Espírito Santo – Brasil.

Citas

AGUILAR. Alejandra. O indigenismo na era da informação. Ponto de Acesso, Salvador, v. 3, n. 2, p. 158-191, ago. 2009.

AZEVEDO, Alyson Lopes de. Uso da tecnologia e sua relação com o ensino na modernidade: diagnóstico e intervenção. 46 p. Monografia (Licenciatura em Computação à Distância) – Universidade Federal da Paraíba – UFPB. João Pessoa, 2017.

BRASIL. Casa Civil. Lei nº 11.645, de 10 março de 2008. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm.

CAIROU, Jussara. Outra história do Brasil. Revista Conhecimento Prático Língua Portuguesa e Literatura, São Paulo, v. 8, n. 86, p. 46-50, 2021.

CARVALHO, Janete Magalhães. Potência do “olhar” e da “voz” não dogmáticos dos professores na produção dos territórios curriculares no cotidiano escolar do ensino fundamental. In: CARVALHO, Janete M. (org.). Infância em territórios curriculares. Petrópolis: DP et Alii, 2012, p. 43-61.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Philippe Meirieu: fragmentos de uma conversa. Revista Pesquiseduca, São Paulo, v. 3, n. 6, p. 236-281, 2011.

FERRAÇO, Carlos Eduardo. Pesquisa com o cotidiano. Revista Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 1, p. 73-95, 2007.

GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14 n. 2, p. 3-11, 2000.

GUSMÃO, Darcilene S. O uso da tecnologia pelos povos indígenas: uma etnografia digital em canais do Youtube produzidos por jovens indígenas. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021.

HORÁCIO, Heiberle Hirsgberg. Literatura indígena e regimes de conhecimento: indissociabilidade, diversidade, diferença, Lei 11.645/2008 e a “educação territorializada” Xakriabá. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 262-278, 2022.

LOPES, Alice Casimiro.; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

MAIMONE, Giovana Deliberali.; MATOS, Amanda Pedrosa de. Cultura Indígena sob a perspectiva da Ciência d Informação. Brazilian Journal of Information Studies: Research Trends, v. 13, n. 3, 2019.

MOREIRA, Antonio F. B.; CANDAU, Vera M. Educação escolar e cultura (s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 23, p. 156-168, 2003.

OLIVEIRA, Henry Pôncio Cruz de.; AQUINO, Miriam de Albuquerque. O conceito de informação etnicorracial na Ciência da Informação. Liinc em Revista, v. 8, n. 2, 2012.

PARAÍSO, Marlucy A. Um currículo entre formas e forças. Revista Educação, Porto Alegre, v. 38, n. 1, p. 49-48, 2015.

PÉREZ, Carmen Lúcia Vidal; BONOMO, Lorena L.; LIMA, Marcia F. C. O povo criança e suas infâncias: fragmentos de uma pesquisa coletiva. Revista Investigar em Educação, Porto, n. 4, p. 141-154, 2015.

RAMOS, Márcio Roberto Vieira. O uso de tecnologias em sala de aula. Ensino de Sociologia em Debate. Rev. Eletrônica Lenpes-Pibid de Ciências Sociais – UEL, v. 1, n. 2, jul-dez.2012.

SAUL, A. M.; SAUL, A. Uma trama conceitual centrada no currículo inspirada na pedagogia do oprimido. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 16, n. 4, p. 1142-1174, 2018.

SILVA, Luciane. Currículo, cultura e Ancestralidade: o projeto Africanidades como presente enunciativo. Rev. Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 15, n. 1, p. 1-18, 2022.

SUBTIL, Rayra S. F.; NUNES, K. R. Currículo e avaliação na Educação Infantil: redes de sentido em contextos de violência. In: Congresso de práticas e pesquisas da educação da infância: a educação como (re) existência, II, São Paulo, 2021. Anais... São Paulo: UNIFESP, 2021. p. 1-261.

VEIGA-NETO, Alfredo. Cultura, culturas e educação. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 23, p. 5-15, 2003.

VELOSO, Ana Daniela Rocha. Metodologias inovadoras: uma abordagem sistemática no ensino aprendizagem. In: Educação ao longo da vida: Movimentos, perspectivas e possibilidades emancipatórias. Itapiranga: Shreiben, 2024.

Publicado

2024-12-23

Número

Sección

DOSSIÊ RELAÇÕES DE GÊNERO, ÉTNICO-RACIAIS E INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO