O programa UniversIDADE da Unicamp e a modalidade MOOC

Autores

  • Cássio Ricardo Fares Riedo Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Marta Fernandes Garcia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Cubatão. Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Dirceu da Silva Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol2n3.4393

Resumo

UniversIDADE é um programa voltado para pessoas da meia idade e da terceira idade na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. O programa desenvolve atividades de extensão gratuita, vinculando a educação acadêmica à educação popular. Este artigo apresenta um estudo de caso com abordagem quali-quantitativa que busca caracterizar o público do curso A internet como instrumento de aprendizagem participativa: Cursos abertos e massivos online (MOOC)” oferecido no programa. Além disso, também serão apresentadas algumas reflexões sobre a modalidade MOOC. O curso foi oferecido por 3 semestres, do início de 2015 a 2016, com carga horária de 10 horas e 12 vagas em cada semestre. Foram inscritos 28 participantes para as 36 vagas oferecidas, dos quais 14 participaram espontaneamente desta pesquisa, respondendo um questionário semiestruturado enviado por e-mail. Os resultados sobre o perfil do grupo revelam que: 1)os participantes aprenderam a usar os aparelhos informáticos por si só ou com o auxílio de alguém próximo a eles; 2) usam o computador e o celular, principalmente em casa, para manter contato com conhecidos e buscar novos conhecimentos; 3)não apresentam dificuldades para ligar o computador e usar o mouse, 4)encontram dificuldade média para organizar e fazer downloads de arquivos; e 5)muita dificuldade para usar programas multimídia. A principal motivação para inscrição no curso foi “adquirir novos conhecimentos”, seguida de “perda do medo de usar computadores”, “ampliação de conhecimento sobre cursos online” e “interação com outros participantes”.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássio Ricardo Fares Riedo, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutorando em Educação pela UNICAMP. Bolsista do CNPq. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES -FE/UNICAMP.

Marta Fernandes Garcia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Cubatão. Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Cubatão. Doutoranda em Educação pela UNICAMP. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES -FE/UNICAMP.

Downloads

Publicado

2017-09-19

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO