MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO DISTRITO FEDERAL: PROJETOS DE GESTÃO EM DISPUTA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol4n8.6392Resumo
Discute-se a militarização de escolas públicas com ênfase no modelo de gestão compartilhada instituído no Distrito Federal em 2019 em um contexto de acirramento de ideário político conservador, que atenta contra os princípios da gestão democrática previstos na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional e na Lei Distrital nº 4.751 de 2012. Questiona-se em que medida esse modelo de gestão interfere na atuação do diretor para organizar e sistematizar o projeto político-pedagógico da escola. Em termos teórico-metodológicos, fundamenta-se em documentos legais, bibliografia sobre a temática e dados de entrevistas realizadas com gestores eleitos. As reflexões enfatizam que a militarização compõe projeto de imposição da ordem e correção de condutas juvenis pela combinação de dispositivos disciplinares, hierárquicos, correcionais e morais confrontando o projeto democrático de educação e enfraquecendo a atuação do diretor, democraticamente eleito, para fazer a gestão do projeto político-pedagógico da escola.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Edileuza Fernandes Silva, Maria Abádia da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND