CONHECENDO O PIOLHO HUMANO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO LÚDICA NO CONTEXTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n11.7508

Palavras-chave:

conhecimento, piolho, pediculose, jogo, ensino fundamental.

Resumo

A pediculose é uma infestação causada por piolhos em humanos, a qual infesta, principalmente, crianças em idade escolar. Desse modo, a permanência de conceitos inadequados sobre a morfologia, biologia e controle da pediculose é um importante fator que contribui para manter essas infestações infantis. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é sugerir uma forma de intervenção lúdica, no contexto das metodologias ativas de ensino, mediante aplicação de jogo educacional de perguntas e respostas sobre pediculose, intitulado “Conhecendo o piolho humano”. Esse é aplicado pelos professores para pequenos grupos de estudantes do ensino fundamental. O mesmo dura o período de 30 minutos e vence o estudante que compartilhar maior número de respostas corretas com seus colegas. O desenho desse jogo mescla várias metodologias ativas de ensino, com aprendizado baseado em problemas e sala de aula invertida, e visa desenvolver, além das habilidades cognitivas, aquelas interpessoais nos participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Borges-Moroni, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutora em Ciências Biológicas, na área Entomologia pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia. Atualmente é professora de Parasitologia e Epidemiologia do DEPAR/ICBIM/Universidade Federal de Uberlândia.

Silvia Cássia Brandão Justiniano, Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado

Doutora em Ciências Biológicas, na área Entomologia pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia. Atualmente é pesquisadora do Centro de Entomologia da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado – FMT-HVD.

Fábio Tonissi Moroni, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutor em Ciências Biológicas pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia. Atualmente é professor do DECME/ FAMED/Universidade Federal de Uberlândia.

Referências

AMANZOUGAGHENE, N.; FENOLAR, F.; RAOULT, D.; MEDIANNIKOV, O. Where Are We With Human Lice? A Review of the Current State of Knowledge. Frontier in Cellular and Infection Microbiology, v. 9, p.1-16, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fcimb.2019.00474. Acesso em: 11 nov. 2020.

AMENDOEIRA, M.R.R.; GONÇALVES, A.G.; CORREIA, J.A.S.; VICENTE, R.T.; COSTA, T. da; VIEIRA, K.A. Correlação entre o rendimento escolar e enteroparasitoses de escolares de uma escola municipal do Rio de Janeiro. In: XVIII Congresso Brasileiro DE Parasitologia. Rio de Janeiro, 2003. p. 155.

BOGÉA, T.; ARAÚJO, A.; CARDOSO, A. A.S.; MELO, J.V.; ROCHA, R. F. T.; SANTOS, L. L. P. O jogo educativo “caça-piolhos”: como prevenir a pediculose brincando. Revista de ensino de Ciências e Matemática. v. 11, (1), p. 189-201, 2020. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1843.Acesso em: 12 nov. 2020.

BORGES, R.; MENDES, J. Epidemiological aspects of head lice in children attending day care centers, urban and rural schools in Uberlandia, Central Brazil. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v.97 (2), p. 189-192, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0074-02762002000200007. Acesso em: 29 set. 2020.

BORGES-MORONI R.; MENDES, J.; JUSTINIANO, S.C.B.; BINDÁ, A.G.L. Head Lice infestation in children in day-care centers and schools of Manaus, Amazon, Brazil. Revista de Patologia Tropical e Saúde Pública, v. 40(3), p. 263-270, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rpt.v40i3.15977. Acesso em: 29 set. 2020.

BORGES-MORONI, R.; NUNES, S.C.B.; SOUZA, R.B.A.; MENDES, J.; MORONI, F.T. O conhecimento de cuidadores e cabeleireiros sobre aspectos epidemiológicos da pediculose da cabeça em Manaus, AM, Brasil. Revista Scientia Amazonia, v. 4, p. 60-65, 2015.Disponível em: http://scientia-amazonia.org/wp-content/uploads/2016/06/v4-n2-60-65-2015.pdf. Acesso em: 29 set. 2020.

BORGES-MORONI, R.; SILVA, AL.; MENDES, J.; MORONI, F.T. The knowledge about head lice: morphological characteristics, biology and control. Revista Scientia Amazonia, v. 9, (4), p: B24-B34, 2020. Disponível em: http://scientia-amazonia.org/wp-content/uploads/2020/11/v9-n4-B24-B34-2020.pdf Acesso em: 11 nov. 2020.

BUDAK, S.; LHAN, F.; GÜRÜZ, A.Y. A comparative study on the efficacy of 0.4% Sumithrine and 1% Lindane in the treatment of Pediculus humanus capitis in Turkey. Journal Egypt Parasitology, v.26, p.237 – 241, 1996.

CAMARGO, E. A. F; CAMARGO, J. T. F. Educação em saúde e parasitologia: uma experiência integradora. Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 2, p.56-6, 2017. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4655/2214. Acesso em: 07 out. 2020.

CASTRO, D. A. O lúdico no ensino-aprendizagem da língua portuguesa: sugestões de aulas criativas e divertidas aplicadas a alguns conteúdos do ensino fundamental - 5ª a 8ª série. Monografia de conclusão de curso apresentada a Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro, Brasil. 80p. 2005.

CASTRO, B. J.; COSTA, P. C. F. Contribuições de um jogo didático para o processo de ensino e aprendizagem de Química no Ensino Fundamental segundo o contexto da Aprendizagem Significativa. Revista Eletrônica de Investigação em Educação em Ciências, v. 6, n. 2, p. 25-36, 2011. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2733/273322687002.pdf. Acesso em: 07 out. 2020.

COATES, S. J;, THOMAS, C. ; CHOSIDOW, O.; ENGELMAN, D.; CHANG, A .Y. Ectoparasites: Pediculosis and Tungiasis. Journal of the American Academy of Dermatology, v. 82, p. 551-569, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jaad.2019.05.110. Acesso em: 06 out.2020.

COSTA, C. C.; RIBEIRO, G. M.; ASSIS, I. M.; LIMA, N. R.; ROMANO, M.C.C. Prevalência de pediculose da cabeça em crianças inseridas em centros municipais de educação infantil. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, p.1-8, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.19175/reco m.v7i0.1558. Acesso em: 10 out. 2020.

EISENHOWER, C.; FARRINGTON, A. Advancements in the treatment of head lice in pediatrics. Journal of Pediatric Health Care, v. 26, p. 451–46, 2012. Disponível em: https://www.jpedhc.org/article/S0891-5245(12)00104-6/fulltext. Acesso em: 06 out. 2020.

FADEL, L. M.; ULBRICHT, V. R.; BATISTA, C. R.; VANZIN, T. Gamificação na educação. 1. ed., São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/gamificacao-na-educacao. Acesso em: 27 nov. 2020.

FALAGAS, M. E.; MATTHAIOU, D. K.; RAFAILIDIS, P. I.; PANOS, G.; PAPPAS, G. Worldwide Prevalence of Head Lice. Emerging Infectious Diseases, v.14, p. 1493-1494, 2008. Disponível em: https://dx.doi.org/10.3201/eid1409.080368. Acesso em: 06 out. 2020.

FELDMEIER, H., HEUKELBACH, J. Epidermal parasitic skin diseases: a neglected category of poverty-associated plagues. Bulletin of the World Health Organization, v. 87, n.2, p. 152-159, 2009. Disponível em: https://www.paho.org/en/node/60412. Acesso em: 26 nov. 2020.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Disponível em: file:///C:/Users/sjust/Downloads/3221-7737-1-PB%20(2).pdf. Acesso em:06 out. 2020.

FREITAS, M. G.; COSTA, H. M. A.; COSTA, J. O.; LIDE, P. Entomologia e Acarologia Médica e Veterinária. 6 ed. Belo Horizonte: Precisa. p 205 –221, 1984.

HEUKELBACH, J. VAN H.E.; RUMP, B.; WILCKE, T.; MOURA, R.C.; FELDMEIER, H. Parasitic skin diseases: health care-seeking in a slum in north-east Brazil. Tropical Medical Internacional Health, v. 8, p. 368-373, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1046/j.1365-3156.2003.01038.x. Acesso em: 06 out.2020.

JUSTINA L. A. D.; RIPPEL J. L.; BARRADAS C. M.; FERLA M. R. Modelos didáticos no ensino de Genética. In: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO DA UNIOESTE, 3. 2003, Cascavel. Anais do Seminário de extensão da Unioeste. Cascavel, p.135 – 40, 2003.

JUSTINIANO, S. C. B.; MORONI, R. B.; MORONI, F. T.; SANTOS, J. M. M. Genética revisando e fixando conceitos. Genética na Escola, v.1, n.2, p.51-53, 2006.

JUSTINIANO, S. C. B.; MORONI, R. B.; ARAÚJO, C. S. O. Doenças infecciosas e parasitárias transmitidas por insetos: Modelos didáticos de aprendizagem em sala de aula. Latin American Journal of Science Education, v.2, p.12029-1-12029-14, 2015. Disponível em: http://lajse.org/may15/12029_Brandao.pdf. Acesso em: 07 out. 2020.

KIRCHOFER, G.M.; PRICE, J.H.; TELLJOHANN, S.K. Primary grade teachers' knowledge and perceptions of head lice. Journal of School Health, v.71, n. 9, p. 448 – 452, 2001. Disponível em:

https://doi.org/10.1111/j.1746-1561.2001.tb07323.x. Acesso em: 07 out. 2020.

KO, C.J.; ELSTON D.M. Pediculosis. Journal Am Dermatology, 50(1): 11-12. 2004. Disponível em: https://www.jaad.org/article/S0190-9622(03)02729-4/fulltext. Acesso em:26 nov. 2020.

LINARDI, P. M.; BOTELHO, J.R.; MARIA, M. Crendices e falsos conceitos que dificultam ações profiláticas contra o piolho e a pediculose “capitis”. Jornal de Pediatria, v.64, p. 248-255, 1988a.

LINARDI, P.M.; MARIA, M.; BOTELHO, J.R.; CUNHA, H.C; FERREIRA, J.B. Prevalence of nits and lice in samples of cut hair from floors of barbershops and beauty parlors in Belo Horizonte, Minas Gerais State, Brazil. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 83(4), p. 471-474, 1988b.

MADEIRA, N.G.; MACHARELLI, C.A.; PEDRAS, J.F.; DELFINO, M.C. Education in primary school as a strategy to control dengue. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 35 n. 3, p. 221-226, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0037-86822002000300004. Acesso em: 07 out.2020.

MADEIRA, N. G.; SOUZA, P. A. T.; DINIZ, E. S. Perception and action of teachers and head lice in school. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v.14, n. 2, p.119-130, 2015. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen14/REEC_14_2_1_ex816.pdf. Acesso em: 07 out.2020.

MAIA, D. P.; MONTEIRO, I. E KALHIL, J. B. O jogo como estratégia facilitadora à aprendizagem da Biologia. In: MENEZES, A. P. S. e KALHIL, J. B. Novas Tendências Pedagógicas: Proposta Alternativa no Ensino de Ciências. Curitiba: CRV, 2009. Cap. 4 .101-118.

MARCONDES, C. B. Doenças transmitidas e causadas por artrópodes.1ª ed. São Paulo: Atheneu, 2009.

MANRIQUE-SAIDE, P.; PAVÍA-RUZ, N.; RODRÍGUEZ-BUENFIL, J.C.; HERRERA, R; GÓMEZ-RUIZ, P.; PILGER, D. Prevalence of Pediculosis capitis in children from a rural school in Yucatan, Mexico. Revista do Instituto de Medicina Tropical, v. 53 (6), p.325-327, 2011. Disponível em:

https://doi.org/10.1590/S0036-46652011000600005. Acesso em: 29 set. 2020.

MARINHO, M.M.; MILAN, B.A.; BORGES-MORONI, R.; MENDES, J.; MORONI, F.T. Epidemiological aspects of head lice in children attended to at a public hospital in Uberlandia, Minas Gerais state, Brazil. Revista de Patologia Tropical, v. 47(4), p.1-11, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rpt.v47i4.56741. Acesso em: 29 set. 2020.

MARQUEZAN, F. F; LEMOS, L. F; LOFFLER, D. Tempos e espaços para sentir: uma construção das/com as crianças. Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 5, n. 9, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.13037/rea-e.vol5n9.6188. Acesso em: 29 set. 2020.

MENDES, G. G.; BORGES, R.; MORONI, F. T.; MENDES, J. Head lice among children attending school in Uberlandia, Minas Gerais State, Brazil.. Revista de patologia tropical, v. 46, n. 2, p. 200-208, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rpt.v46i2.47572. Acesso em: 26 nov. 2020.

MITRE, S.M.; SIQUEIRA-BATISTA, R.; GIRARDI-DE-MENDONÇA, J.M.; MORAISPINTO, N.M.; MEIRELLES, C.A.B.; PINTO-PORTO, C.; MOREIRA, T.; HOFFMANN, L.M.A. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação professional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva, v. 13, n. 2, p. 2133-2144, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-81232008000900018. Acesso em: 26 nov. 2020.

MIRZA, A.; SHAMSI, A. Head lice infestation. Innovait, v.3 (2), p. 85-90. 2010. https://doi.org/10.1093/innovait/inp221 Acesso em: 29 set. 2020.

MOYLES, J. R. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MORONI F. T.; MORONI, R. B.; JUSTINIANO, S.C. B.; SANTOS, J. M. M. Pescando nucleotídeos: um novo jogo educativo para o ensino do processo de síntese proteica para estudantes do ensino médio. Revista Brasileira de ensino de bioquímica e biologia molecular. 1-4, 2009. Disponível em: http://www.sbbq.org.br/revista. Acesso em: 08 mai. 2009.

NEVES, D.P; MELO, A.L. DE; LINARDI, P.M. Parasitologia Humana. 13ª ed. São Paulo: Atheneu, 2016.

NUNES, S.C.B.; BORGES, R.; MENDES, J.; JUSTINIANO, S.C.B.; MORONI, F.T. Biologia e epidemiologia da pediculose da cabeça. Revista Scientia Amazonia, v. 3, p. 85-92, 2014. Disponível em:http://scientia-amazonia.org/wp-content/uploads/2016/06/v3-n2-85-92-2014.pdf. Acesso em: 29 set. 2020.

POUDEL S.K.S.; BARKER, S.C. Infestation of people with lice in Kathmandu and Pokhara, Nepal. Medical and Veterinary Entomology, v.18, p. 212-213, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.0269-283X.2004.00494.x. Acesso em: 29 set. 2020.

ROBINSON, D.; LEO, N.; PROCIV, P.; BARKER, S. C. Potential role of head lice, Pediculus humanus capitis, as vectors of Rickettsia prowazekii. Parasitology Research, v.90, p. 209-211. 2003. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12783309/ Acesso em: 29 set. 2020.

SANTOS, A. F.; FIELDS, K. A. P.; SANTOS, C. S.; FELIPE, L.M.; SANTOS, R. A.; FIDELIS, H.T.; SILVA, L.T.; ARAÚJO, S.C.M. Jogo da velha como proposta lúdica no ensino de conteúdos químicos e avaliação de alunos do ensino médio. Anais do XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ). Universidade Federal do Paraná. PR. 2008. Disponível em: http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0799-2.pdf. Acesso em: 29 set. 2020.

SANTOS, J.P.; BORGES, R.; MENDES, J.; MORONI, F.T. Prevalence of head lice in children attending to at a public hospital in Uberlandia, Minas Gerais State, Brazil. Scientia Amazonia, v. 9, p. CS54-CS, 2020. Disponível em: http://scientia-amazonia.org/index.php/volume-publicado/2020-2/numero-2/. Acesso em: 29 set. 2020.

SIDOTI, E.; BONURA, F.; PAOLINI, G.; G. TRINGALI. A survey on knowledge and perceptions regarding head lice on a sample of teachers and students in primary schools of north and south of Italy. Journal of Preventive Medicine and Hygiene, v. 50 (3), p. 141-149, 2009. Disponível em: 10.15167/2421-4248/JPMH2009.50.3.178. Acesso em: 29 set. 2020.

SILVA, T. R.; SILVA, B. R.; COSTA, E. B.; PEREIRA, F.L. Desenvolvimento de jogo didático para o ensino de células eucarióticas: recurso lúdico na aprendizagem dos alunos. Rede Amazônica de Edu-cação em Ciências e Matemática, v. 7, n. 1, p. 04-21, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/6626. Acesso em: 21 set. 2020.

SILVA, K.J. O.; TEIXEIRA, C. Construção e utilização de modelos didáticos de Pediculus humanus capitis para discussão sobre pediculose em uma escola do campo. Experiências em Ensino de Ciên-cias, v.15, n.1, p. 207 -226, 2020. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID687/v15_n1_a2020.pdf. Acesso em 22 nov. 2020.

TRIPLEHORN, C. A.; JOHNSON, N.F. Estudo dos insetos. 7ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011. ISBN-10: 8522120803.

YINGKLANG, M.; SENGTHONG, C.; HAONON, O.; DANGTAKOT, R.; PINLAOR, P.; SOTA, C.; PINLAOR, S. Effect of a health education program on reduction of pediculosis in school girls at Amphoe Muang, Khon Kaen Province, Thailand. Plos One, v. 11, p. 1-15, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0198599. Acesso em: 29 set. 2020.

VERACX, A.; RAOULT, D. Biologia e genética dos piolhos da cabeça e do corpo. Trends in Parasitology, v.28, n.12, p. 563-571, 2012.

Downloads

Publicado

2021-08-10