ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DE CONSELHOS ESCOLARES EM REDE MUNICIPAL DE ENSINO: LIMITES E POSSIBILIDADES

Autores

  • Carolina de Queiroz Silva Soares Universidade Cidade de São Paulo. Aluna do curso de Mestrado em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo. Localizada na cidade e Estado de São Paulo- Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4452-9531
  • Angela Maria Martins Universidade Cidade de São Paulo - Docente do Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Cidade de São Paulo, localizada na cidade e Estado de São Paulo- Brasil. http://orcid.org/0000-0002-1267-8869

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n11.7695

Palavras-chave:

Palavras-chave: Conselho Escolar, Gestão Democrática, Participação.

Resumo

Este artigo apresenta e discute ações encetadas na organização e no funcionamento do Conselho Escolar de unidades escolares da rede municipal de ensino de Poá, cidade localizada na Região Metropolitana da Grande São Paulo. Trata-se de pesquisa qualitativa tendo como procedimentos a análise documental e a realização de entrevistas semiestruturadas com equipes de gestão. Os resultados evidenciaram que apesar de os profissionais reconhecerem o papel do CE na efetivação da gestão democrática da escola, não foi possível identificar sua relevância na implementação e avaliação de atividades pedagógicas, limitando-se a tratar de assuntos financeiros e burocráticos. Nesse cenário, faz-se necessário instituir espaços coletivos de discussão no âmbito das escolas, para que professores e equipes de gestão aprimorem seu conhecimento acerca da indivisibilidade de questões administrativas, financeiras, logísticas e pedagógicas.

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Biografia do Autor

Carolina de Queiroz Silva Soares, Universidade Cidade de São Paulo. Aluna do curso de Mestrado em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo. Localizada na cidade e Estado de São Paulo- Brasil.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho  e graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Braz Cubas. Pós Graduada em Gestão Escolar pela UNIG e em Docência do Ensino Superior pela Universidade Nove de Julho. Atualmente é docente ensino fundamental na Prefeitura da Estância Hidromineral de Poá e aluna do curso de Mestrado em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo. A pesquisa ora apresentada - financiada por Bolso Produtividade do CNPq - dá prosseguimento a investigações anteriores financiadas pela Fundação Carlos Chagas-Projeto EPFC 0283 e Edital Universal do CNPQ-Processo 445406/2014-3. 

Angela Maria Martins, Universidade Cidade de São Paulo - Docente do Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Cidade de São Paulo, localizada na cidade e Estado de São Paulo- Brasil.

Graduada em Ciências Sociais e Políticas. Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo - USP. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Realizou pós-doutorado com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes - no Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (2008), na área de políticas públicas educacionais. Em 2016 realizou estágio de pesquisa na Universidade Nova de Lisboa, com Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp. Desde 1996 é pesquisadora da Fundação Carlos Chagas na área de política e gestão da educação. Desde 2010,  é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Cidade de São Paulo e do Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais na mesma instituição. É bolsista produtividade do CNPq. 

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Publicado

2021-08-10