FORMAÇÃO CIDADÃ NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O CONHECIMENTO SOBRE DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS NA DOCÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n12.8056

Palavras-chave:

Cidadania e Educação; Direito à Educação; Educação Profissional; Formação.

Resumo

Este artigo trata de uma discussão sobre o conhecimento dos direitos e garantias fundamentais, estabelecidos na Carta Magna, e sua relevância na docência em educação profissional. Fundamenta-se em conceitos teóricos de direito e educação. Este estudo tem como objetivos apresentar a relevância do conhecimento sobre os direitos e garantias fundamentais no âmbito da educação profissional e descrever os marcos legais e políticas educacionais, que formam e constituem o sujeito, no que se refere aos valores da ética e solidariedade na educação profissional. Para o desenvolvimento desta discussão, propõe-se uma pesquisa descritiva documental, de abordagem qualitativa, por meio de análise de conteúdo, de modo que foram selecionados três Incisos do Artigo 5º, da Constituição Federativa do Brasil, de 1988. A educação profissional no contexto da globalização e desenvolvimento científico e tecnológico tem um papel decisivo na formação dos indivíduos e na conscientização do seu papel social.

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Biografia do Autor

Cassia Regina Gasparin dos Santos Pereira, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS).

Rosália Maria Netto Prados, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Doutora em Semiótica e Linguística Geral, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH),Universidade de São Paulo (USP); Professora Pesquisadora do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS).

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Publicado

2022-05-04