A IMPLEMENTAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n12.8090

Palavras-chave:

COVID-19, Ensino Fundamental, Ambiente Virtual de Aprendizagem

Resumo

A pandemia pegou o mundo todo de surpresa e as escolas tiveram de se adaptar às mudanças impostas pela COVID-19. Este artigo apresenta um estudo de caso sobre a implementação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) durante a pandemia numa escola pública de Ensino Fundamental I. Os dados analisados foram retirados do AVA, considerando principalmente informações sobre o último acesso e as atividades inseridas pelos professores para cada turma num bimestre. Além dos dados retirados da plataforma, também foram considerados um questionário enviado virtualmente aos responsáveis e respondido entre julho e agosto e outro aplicado na primeira quinzena de dezembro. Foi possível observar como resultado que, apesar de inicialmente ter atingido cerca de 70% dos estudantes, com o passar do tempo a participação caiu até cerca de 44% na última semana de utilização do AVA. O artigo apresenta reflexões sobre todo o processo de implementação e utilização da plataforma.

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Biografia do Autor

Cássio Ricardo Fares Riedo, Fundação Santo André

Doutor em Educação pela UNICAMP, é professor na Fundação Santo André.

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Publicado

2022-05-04