PESQUISA-AÇÃO: PREMISSAS E ENCONTROS PARA CONSTRUÇÃO ARTESANAL NA PRÁTICA REFLEXIVA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n12.8123Palavras-chave:
pesquisa-ação, método, intervenção pedagógica, prática reflexivaResumo
A pesquisa teve por objetivo refletir sobre os pressupostos teóricos, práticos e metodológicos que norteiam o processo investigativo da pesquisa-ação, estabelecendo associações com os encontros, premissas e caminhos para construção artesanal na prática reflexiva. Adotou-se como base metodológica, a análise bibliográfica sistemática de 06 (seis) obras de estudiosos com leitura corrente no campo da Educação para fins de estudo das aproximações teóricas e metodológicas da pesquisa-ação com a prática reflexiva. Como resultados: o traço social, empírico e qualitativo foi associado como premissa metodológica; a participação coletiva, reflexão crítica, tomada de consciência, postura dialógica, escuta sensível, alteridade e a empatia corroboram com a garantia do rigor científico. Em síntese, os encontros da pesquisa-ação com o ideal de artesanato intelectual ampliam o debate e a reflexão em torno das possibilidades e caminhos metodológicos para a construção artesanal pautada na mudança, intervenção e transformação da ação pedagógica.
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