PESQUISA NARRATIVA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n12.8129

Palavras-chave:

Pesquisa Narrativa, Metodologia, Experiência, Educação, Formação de Educadores

Resumo

Este artigo apresenta a pesquisa narrativa como proposta metodológica de natureza qualitativa que busca compreender as experiências, uma vez que narrar é um ato intrínseco a atividade humana, inserindo-as em contextos de pesquisa científica. Nesses moldes, a metodologia parte por conhecer e compreender as experiências dos participantes em articulação com o aporte teórico adotado e as percepções narrativas dos próprios pesquisadores. Neste trabalho são apresentados excertos de uma tese e de cinco dissertações produzidas no quadriênio 2017- 2021, no Programa de Pós-Graduação em Educação de uma universidade privada de São Bernardo do Campo/SP, que se consubstanciam em estudos onde experiências vividas, em diferentes contextos de formação de educadores, buscam contribuir para apontar caminhos possíveis em diferentes cenários da educação contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Gomes Vilela, Universidade Metodista de São Paulo

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) e docente dos cursos de Pedagogia (EaD) e Jornalismo (Presencial) da Universidade Metodista de São Paulo – São Bernardo do Campo – São Paulo – Brasil.

Cristhiane Lopes Borrego, Universidade Metodista de São Paulo

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação da Universidade Metodista de São Paulo, Mestre em Educação pelo mesmo PPGE; especialista em Direito Civil pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas e graduada em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas. Docente nos cursos de Direito e Pedagogia-EAD da Universidade Metodista de São Paulo.

Adriana Barroso de Azevedo, Universidade Metodista de São Paulo

Pós Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso. É Pró-Reitora de Pós- Graduação e Pesquisa e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo. 

Referências

AZEVEDO, Adriana Barroso de; PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas das experiências docentes com o uso de tecnologias na educação. São Bernardo do Campo: Editora Metodista, 2016.

BORREGO, Cristhiane Lopes. A formação nos cursos superiores de tecnologia: um estudo das narrativas discentes. Dissertação (Mestrado em Educação). Metodista, São Bernardo do Campo-SP, 2020.

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F.M. Pesquisa Narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. 2. ed. rev. Tradução Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia, MG: EDUFU, 2015.

CUNHA, Maria Isabel da. Conta-me agora!: as narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação, v. 23, p. 185-195, 1997.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, v. 17, p. 523-536, 2012.

FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo : Paulus, p. 35-59, 2010.

GATTI, Bernadete Angelina. A construção metodológica da pesquisa em educação: desafios. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação-Periódico científico editado pela ANPAE, v. 28, n. 1, 2012.

JACOPUCCI, Fabiana Wanrhath. Experiência maker no processo de ensino aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Educação). Metodista, São Bernardo do Campo SP, 2021.

MORAES, César Augusto do Prado. Recursos digitais na matemática: prática docente na perspectiva de narrativas discentes do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação). Metodista, São Bernardo do Campo-SP, 2018.

PASSEGGI, Maria da Conceição; ABRAHÃO, M.H.M.B.; DELORY-MOMBERGER, Christine. Reabrir o passado, inventar o devir: a inenarrável condição biográfica do ser. Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto) biográfica, v. 2, p. 29- 57, 2012.

PASSEGGI, Maria da Conceição Botelho Sgadari. A experiência em formação. Educação, v. 34, n. 2, 2011.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrar é humano! Autobiografar é um processo civilizatório. Invenções de vidas, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 232 p.

SANTOS, Rodrigo Oliveira. Educação a distância, polos e avaliação regulatória: narrativas de um quebra-cabeça. Dissertação (Mestrado em Educação). Metodista, São Bernardo do Campo-SP, 2017.

SANTOS FILHO, José Valdemar dos. Percepções sobre a justiça restaurativa sob a ótica dos participantes envolvidos: estudo de uma escola da baixada santista. Dissertação (Mestrado em Educação). Metodista, São Bernardo do Campo-SP, 2019.

DE SOUSA SANTOS, Boaventura. Um discurso sobre as ciências. Cortez Editora, 2018.

VILELA, Elaine Gomes. Surdocegos e os desafios nos processos socioeducativos: os mediadores e a tecnologia assistiva. Dissertação (Mestrado em Educação). Metodista, São Bernardo do Campo-SP, 2018.

Downloads

Publicado

2022-05-04

Edição

Seção

DOSSIÊ: MÉTODOS, METODOLOGIAS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA