PRÁTICA DOCENTE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTUDO COM TUTORES DE UMA INSTITUIÇÃO ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8194

Palavras-chave:

Docência, Tutoria, Ensino a Distância

Resumo

O ensino na modalidade a distância tem demandado a atenção de estudiosos sobre temas como formação de professores, mediação, tutoria, metodologias e práticas de ensino. A docência, por sua vez, torna-se um desafio, visto que boa parte dos professores são bacharéis e, em sua maioria, não possuem formação pedagógica para atuar na profissão docente. Assim, o problema desta pesquisa reside na prática docente do administrador que atua como professor no EAD. Por meio de pesquisa qualitativa, apoiando-se na análise de conteúdo, objetivou-se com este trabalho analisar as práticas dos professores que atuam no curso de graduação em Administração do Consórcio CEDERJ, em busca de se identificar competências, habilidades e atitudes docentes para desenvolver uma prática pedagógica voltada para a EAD. Os resultados evidenciam que os professores exercem dupla carreira - em organizações mercadológicas e na instituição de ensino. Ademais, existem lacunas na formação docente, sendo que muitos deles promovem apenas a formação continuada, direcionada para o mercado de trabalho, tornando a prática docente mais difícil.

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Biografia do Autor

Glauco Carvalho Campos, Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC)

Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo, Professor da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC).

Almir Martins Vieira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie

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Publicado

2022-10-27