EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS: DISTINTAS COMPREENSÕES E IMPLEMENTAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8517

Palavras-chave:

Educação de Surdos, Políticas educacionais, Educação bilíngue

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar as distintas interpretações sobre educação bilíngue para surdos no estado de São Paulo, que resultam em diferentes propostas de educação para pessoas surdas. Para isso foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, partindo da análise das leis federais que regem a educação de surdos, comparando-as com a política estadual e também com as políticas locais de 4 municípios do estado de São Paulo. Além disso, foram realizadas pesquisas de campo nas unidades escolares possibilitando constatar se as proposições legais eram, de fato, efetivadas nas práticas escolares. Os dados coletados nas unidades escolares são referentes ao ano de 2018. Como resultado, verificou-se que as políticas implantadas pelo estado e pelos municípios analisados, em sua maioria, não contemplam em sua totalidade a legislação federal, nem atendem às demandas da comunidade surda.

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Biografia do Autor

Lilian Cristine Ribeiro Nascimento, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Docente da Faculdade de Educação da Unicamp.

Lucimara Valdambrini Moriconi, Prefeitura Municipal de Campinas

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Pedagoga na Prefeitura Municipal de Campinas.

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Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

DOSSIÊ: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AVANÇOS E DESAFIOS DA ESCO