O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8580Palavras-chave:
Educação Inclusiva. Gestão Democrática. Educação Infantil.Resumo
Este trabalho discute a participação do gestor escolar no processo de construção da Educação Inclusiva, alicerçada em justiça e equidade para o alunado da Educação Infantil. Foi realizada uma investigação de caráter bibliográfico sobre a atuação do gestor escolar nas dimensões administrativa e pedagógica, por meio da análise da fundamentação histórico-legal da Educação Inclusiva como um direito na Educação Básica. Verificou-se que as contribuições do gestor escolar se desdobram, atualmente, a partir do modelo de Gestão Democrática, tencionando ampliar a viabilidade de mudanças de paradigmas, a promoção de cultura inclusiva e a construção de um espaço escolar de valorização do educando como ser social, ético, histórico e singular. Constatou-se, ainda, que o gestor escolar não é um agente absoluto na promoção das mudanças que o cenário escolar brasileiro exige, sendo essencial o apoio de regulamentações, de políticas públicas e dos demais atores envolvidos com a efetivação de uma escola inclusiva.
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