PRÁTICAS EDUCATIVAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E AÇÕES DOS BEBÊS E CRIANÇAS: RELATOS DE OBSERVAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.9224Palavras-chave:
Educação Infantil, Práticas educativas, LeituraResumo
A investigação presente neste relato refere-se a uma escola de Educação Infantil de uma cidade do Vale do Paraíba paulista, vinculada a uma Rede de Ensino Municipal pública cuja Educação Infantil realiza um programa específico de aulas de Literatura. Participaram do estudo nove professoras. Este texto apresenta práticas educativas de leitura realizadas junto aos bebês e crianças bem pequenas por essas professoras. O relato é um recorte de uma tese de doutorado de abordagem qualitativa que investigou, à luz dos estudos de Moscocivi, as representações sociais de leitura na primeira infância por professoras de creche. Tal tese consistiu-se num estudo de caso, cujos dados foram gerados por entrevistas, análise documental e observação de propostas de leitura. Contudo, os dados aqui apresentados tiveram origem pela observação participante revelando aspectos de destaque, para as pesquisadoras, nas práticas educativas dessas professoras e nas respostas dos bebês e crianças a elas.
Downloads
Referências
ALVES-MAZZOTTI. Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à educação. Revista Múltiplas Leituras, v. 01, n. 01, p. 18-43, jan. /jun. 2008.
ANDRADE, Daniela Freire; COSTA Ana Cristina Lisboa. Formação Docente como ambiente de pensamento: projeto representacional e processos narrativos. Revista Diálogo Educacional, v. 20, n. 66, p. 962-988, jul./set. 2020.
BAJARD, Élie. Da escuta de textos à leitura. São Paulo. Cortez, 2007.
BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Guia para orientar ações intersetoriais na primeira infância. Brasília: Ministério da Saúde, 2018.
MALINOWSKI, Bronislaw. Argonautas do Pacífico Ocidental. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
MARCONI, Marina de Andrade, LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
PARREIRA, Ninfa. Do ventre ao colo, do som a literatura: livros para bebês e crianças. Belo Horizonte: RHJ, 2012.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO ESTUDADO. Proposta Curricular para Berçários. Município Estudado, SP: SME, 2009.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO ESTUDADO Currículo da Educação Infantil. Município Estudado, SP: SEC, 2021.
SILVA, Rovilson José. Leitura, biblioteca e política de formação de leitores no Brasil. Brazilian Journal of Information Science, v. 03, n. 2, p. 75-92, 2009.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. O desenvolvimento dos conceitos científicos durante a infância, em Pensamento e linguagem. Trad. Miguel Serras Pereira. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2007.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores. Apresentação e comentários: Ana Luiza Smolka; tradução Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.
WHYTE, William Foote. Sociedade de esquina: a estrutura social de uma área urbana pobre e degradada. Trad. Maria Lúcia de Oliveira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Geisa Aparecida Martins Bizarria, Rita de Cassia Pereira Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND