PRÁTICAS EDUCATIVAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E AÇÕES DOS BEBÊS E CRIANÇAS: RELATOS DE OBSERVAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.9224

Palavras-chave:

Educação Infantil, Práticas educativas, Leitura

Resumo

A investigação presente neste relato refere-se a uma escola de Educação Infantil de uma cidade do Vale do Paraíba paulista, vinculada a uma Rede de Ensino Municipal pública cuja Educação Infantil realiza um programa específico de aulas de Literatura. Participaram do estudo nove professoras. Este texto apresenta práticas educativas de leitura realizadas junto aos bebês e crianças bem pequenas por essas professoras. O relato é um recorte de uma tese de doutorado de abordagem qualitativa que investigou, à luz dos estudos de Moscocivi, as representações sociais de leitura na primeira infância por professoras de creche. Tal tese consistiu-se num estudo de caso, cujos dados foram gerados por entrevistas, análise documental e observação de propostas de leitura. Contudo, os dados aqui apresentados tiveram origem pela observação participante revelando aspectos de destaque, para as pesquisadoras, nas práticas educativas dessas professoras e nas respostas dos bebês e crianças a elas.

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Biografia do Autor

Geisa Aparecida Martins Bizarria, Universidade Estácio de Sá

Doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA-2022) e Mestra em Educação pela Universidade de Taubaté (UNITAU-2018). Possui Pós-Graduação em Ensino Português, Literatura e Redação (CEUCLAR-2009) e Especialização em Psicopedagogia pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP-2009). É licenciada em Letras pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP-2006) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR -2008). Também é atriz habilitada pela Escola de Teatro e Televisão (INCENNA-2015). No campo profissional exerce função de Orientadora de Ensino sendo integrante da equipe técnica da Coordenadoria de Educação Especial e Inclusiva da Rede de Ensino Municipal de São José dos Campos, na qual já atuou como Orientadora de Escola, professora regente e professora dos projetos Sala de Leitura Interativa e Atendimento Educacional Especializado. 

Rita de Cassia Pereira Lima, Universidade Estácio de Sá

Graduada em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1982) e em Ciências da Educação pela Université René Descartes/Paris V(1987). Doutora em Ciências da Educação pela Université René Descartes/Paris V (1994). Atualmente é professora no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estácio de Sá-RJ, Linha de Pesquisa Representações Sociais e Prática Educativas. É Pesquisadora Associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação (CIERS-ed/FCC)/Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente (FCC). É membro do GT Representações Sociais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). 

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Publicado

2023-12-28

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO