AVALIAÇÃO REGULADORA EM PERSPECTIVA: UMA BÚSSOLA ORIENTADORA DOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.9266Palavras-chave:
Avaliação Reguladora, Regulação, avaliação para a aprendizagemResumo
O estudo em tela tem como objetivo compreender em que medida a avaliação reguladora se constitui como uma bússola orientadora dos processos de ensino e de aprendizagem, considerando a relação entre a base teórica de referência e as práticas escolares. Essa forma de avaliação é vista como um meio para orientar a melhoria da aprendizagem, mas precisa ser examinada para comprovar os seus efeitos benéficos. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, com abordagem qualitativa e cunho bibliográfico, ancorada na revisão de literatura do tipo narrativa e na técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam que existe uma transição da avaliação formativa que verifica o progresso em relação aos objetivos de aprendizagem, para um enfoque mais direcionado ao apoio à aprendizagem, e que mudanças na avaliação requerem mudanças no currículo e na pedagogia.
Downloads
Referências
ALLAL, Linda. Assessment and the regulation of learning. International Encyclopedia of Education, 3. ed., p. 348-352, 2010. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/B9780080448947003626?via%3DihubAcesso em: 16 mai. 2023.
ALLAL, Linda. Estratégias de avaliação formativa: concepções psicopedagógicas e métodos de aplicação. In: ALLAL, Linda; CARDINET, Jean; PERRENOUD, Philippe (orgs.). Avaliação formativa no ensino diferenciado, Berne, Lang, 1989. p. 153-183.
ALLAL, Linda. Vers un élargissement de la pédagogie de maîtrise: processus de régulation interactive, rétroactive et proactive. In: HUBERMAN, M. (éd.). Assurer la réussite des apprentissages scolaires? Les propositions de la pédagogie de maîtrise, Neuchâtel: Delachaux et Niestlé, 1988. p. 86-126. Disponível em: https://www.calameo.com/read/000044898a7ad1aa937b. Acesso em: 06 jun. 2023
ALLAL, Linda. Estratégias de avaliação formativa: Concepções psicopedagógicas e modalidades de aplicação. In: ALLAL, Linda; CARDINET, Jean; PERRENOUD, Philippe (org.). A avaliação num ensino diferenciado. Coimbra: Almedina, 1986. p. 175–209.
Disponível em: https://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/OUVRAGES/Allal+alii_1986_A.htm l. Acesso em: 13 abr. 2023.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo, Edições 70, 2011.
BAUER, Adriana, ALAVARSE, Ocimar Munhoz, OLIVEIRA, Romualdo Portela de. Avaliações em larga escala: uma sistematização do debate. Educação e Pesquisa [online]. Dossiê - Para onde caminham as atuais avaliações educacionais?, v. 41, n. espec. pp. 1367-1384, 2015. DOI https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508144607.
BLACK, Paul; WILIAM, Dylan. Assessment and classroom learning. Assessment in Education, Principles, Policy & Practice, n. 5, v. 1, pp. 07-74, 1998. Disponível em: https://www.gla.ac.uk/t4/learningandteaching/files/PGCTHE/BlackandWiliam1998.pdf. Acesso: 2 nov. 2022.
BLACK, Paul; WILIAM, Dylan. Inside the Black Box Raising Standards Through Classroom Assessment. Phi Delta Kappan. v. 80, n. 2, pp. 81-90, 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/44836144_Inside_the_Black_Box_Raising_Standards_Through_Classroom_Assessment. Acesso: 11 set. 2022.
BLOOM, Benjamin Samuel; HASTINGS, John Thomas; MADAUS, George F. Handbook of formative and summative evaluation of student learning. New York: McGraw-Hill, 1971.
BOGGINO, Norberto. A avaliação como estratégia de ensino. Avaliar processos e resultados. Sísifo/Revista de Ciências da Educação: Lisboa, Portugal, v. 9, n. mai/ago, p. 79-86, 2009. Disponível em: http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/150. Acesso em: 10 jan. 2023.
BROOKHART, Susan M.; McMILLAN, James H. Avaliação em sala de aula e medição educacional. Routledge, 2019. DOI https://doi.org/10.4324/9780429507533.
CLÉRIGO, Anália Maria de Matos. Concepções e práticas de avaliação no ensino superior: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa. Lisboa, 269 p., 2008. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/805. Acesso: 17 out. 2022.
DARLING-HAMMOND, Linda et al. Criteria for High-Quality Assessment. Stanford, CA: Stanford Center for Opportunity Policy in Education, 2013. Disponível em: https://edpolicy.stanford.edu/sites/default/files/publications/criteria-higher-quality-assessment_2.pdf. Acesso: 20 jun. 2023.
DE KETELE, Jean-Marie. L'évaluation conjuguée en paradigmes. Revue Française de Pédagogie, v. 103, pp. 59-80, 1993. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/rfp_0556-7807_1993_num_103_1_1298. Acesso: 17 mar. 2023.
FERNANDES, Domingos. Avaliação das aprendizagens em Portugal: investigação e teoria da actividade. Sísifo/Revista de Ciências da Educação, n. 9, pp. 87-100, 2009. Disponível em: http://sisifo.fpce.ul.pt. Acesso em: 12 dez. 2022.
FERREIRA, Carlos Alberto. Contributos para uma prática avaliativa reguladora da aprendizagem. EDUSER: Revista de Educação, v. 5, n. 2, pp. 18-34, 2013. https://doi.org/10.34620/eduser.v5i2.54. Acesso: 07 nov. 2022.
FONSECA, Dora; COSTA, Jorge Adelino. Avaliação das Escolas e regulação político normativa: uma análise de discursos. Movimento-Revista de Educação, Niterói, v. 5, n. 8, p. 210-243, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.22409/mov.v5i8.459. Acesso: 07 ago. 2022.
GÉRARD, François-Marie. L'évaluation au service de la régulation des apprentissages: enjeux, nécessités et difficulté. Revue Française de Linguistique Appliquée, v. XVIII, p. 75-92, 2013. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-francaise-de-linguistique-appliquee-2013-1-page-75.htm. Acesso em: 17 mar. 2023.
GÉRARD, François-Marie; Roegiers, Xavier. Currículo e avaliação: ligações que nunca serão suficientes fortes. In: ALVES, Maria Palmira; DE KETELE, Jean-Marie (orgs). Do currículo à avaliação, da avaliação ao currículo. Porto: Porto Editora, pp. 143-158, 2011.
HADJI, Charles. A avaliação, regras do jogo. 4. ed. Portugal: Porto, 1994.
HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. trad. Patrícia C. Ramos. Porto Alegre: Artmed. Editora, 2001.
HERITAGE, Margaret. Formative assessment and next-generation assessment systems: Are we losing the opportunity? Council of Chief State School Officers (CCSSO), Washington D.C, 2010. Disponível em: http://www.edweek.org/media/formative_assessment_next_generation_heritage.pdf. Acesso em: 13 mar. 2023.
LOPEZ, Lucie Mottier. La régulation des apprentissages en classe: un guide pédagogique. Bruxelles, Bélgica: De Boeck, 2012.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
PERRENOUD, Philippe. Não mexam na minha avaliação! Para uma aprendizagem sistêmica da mudança pedagógica. Avaliações em educação: Novas Perspectivas, 1993.
SANMARTÍ PUIG, Neus. Evaluar y aprender: un único proceso. Barcelona, Espanha: Ediciones Octaedro, 2020.
SANTOS, Leonor. Autoavaliação regulada: por que, o quê e como? Lisboa: Ministério da Educação e Departamento da Educação Básica, pp. 75-84, 2002. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/4884. Acesso em: 04 abr. 2023.
SANTOS, Leonor. Dilemas e desafios da avaliação reguladora. Repositório da Universidade de Lisboa. Lisboa, Portugal. p. 1-29, 2008. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/5286 Acesso em: 15 fev. 2023.
SCALLON, Gérard. Évaluation formative des apprentissages: réflexion. Sainte-Foy, Québec: Presses de l'Université Laval, 1998.
SCALLON, Gérard. L’Évaluation formative. Bruxelles: De Boeck Université. 2000.
SCRIVEN, M. The methodology of evaluation. AERA Monograph Series on Curriculum Evaluation. Chicago, IL: Rand McNally, n. 1, 1967.
SILVA, Janssen Felipe da. Avaliação Educacional: Fundamentos Teóricos e Relação com a Política Educacional. In: Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste (ANPAE), v. 7, 2012, Recife. Anais... . Recife: ANPAE, 2012, p. 1-12. Disponível em: https://www.seminariosregionaisanpae.net.br/numero1/Textos/JanssenFelipe.pdf Acesso em: 16 mai. 2023.
SILVA, Janssen Felipe da. Avaliação Formativa Reguladora: Intencionalidade, Características Reguladora e Princípios. Construir Notícias, n. 44, pp. 1-4, 2006. Disponível em: https://abre.ai/gEOy. Acesso em: 19 jan. 2023.
SILVA, Janssen Felipe da. Avaliação do ensino e da aprendizagem numa perspectiva formativa reguladora. TVE Brasil/Salto para o Futuro, 2002. Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2002/aas/aastxt1.htm Acesso em: 24 abr. 2023.
PEDAGOGIA DO DOMÍNIO. In: Tesauro Europeo de la Educación, 2023. Disponível em: https://vocabularyserver.com/tee/pt/?ark=ark:/99152/t3xrm38l698716. Acesso em: 23 jul. 2023.
THE GORDON COMMISSION ON FUTURE ASSESSMENT IN EDUCATION. A public policy statement. Princeton, NJ: Educational Testing Service, p. 10, 2013. Disponível em: https://www.ets.org/Media/Research/pdf/gordon_commission_public_policy_report.pdf. Acesso em: 21 jul. 2023.
VIAL, Michel. Évaluation et régulation. In: FIGARI, Gérard; ACHOUCHE, Mohammed; BARTHÉLÉMY, Véronique. L'activité évaluative: nouvelles problématiques, nouvelles pratiques. Bruxelles: De Boeck, p. 68-78, 2001. Disponível em: https://abre.ai/gEOv. Acesso em: 21 jun. 2023.
VAN DEN BERG, Marian; BOSKER, Roel J.; SUHRE, Cor J. M. Testing the effectiveness of classroom formative assessment in Dutch primary mathematics education. School Effectiveness and School Improvement, v. 29, n. 3, pp. 339–361, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09243453.2017.1406376. Acesso em: 8 abr. 2023.
WILIAM, Dylan. An integrative summary of the research literature and implications for a new theory of formative assessment. In: ANDRADE, H. L.; CIZEK, G. J. (eds.), Handbook of formative assessment. New York, NY: Routledge, 2010. p. 18-40. Disponível em: https://www.taylorfrancis.com/chapters/edit/10.4324/9780203874851-3/integrative-summary-research-literature-implications-new-theory-formative-assessment-dylan-wiliam. Acesso em: 30 jul. 2023.
ZABALA, Antoni. Avaliação: A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2010.
ZIMMERMAN, Barry J. Attaining Self-Regulation: A social-cognitive perspective. In: BOEKAERTS, M.; PINTRICH, P.; ZEIDNER, M. (eds.). Self-regulation: Theory, Research, and Applications. Orlando, FL7 Academic Press, pp. 13-39, 2000. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/B9780121098902500317?via%3Dihub Acesso em: 18 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ESMERALDINA JANUARIO DE SOUSA, FRANCISCO CARTEGIANO DE ARAÚJO NASCIMENTO, MARIA ISABEL FILGUEIRAS LIMA CIASCA
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND