A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SANTANA-AP: DO CONTEXTO NACIONAL À EFETIVAÇÃO DE METAS E ESTRATÉGIAS
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.9452Palavras-chave:
educação, relações raciais, plano municipal, Santana -APResumo
O presente artigo tem por objetivo discutir acerca da Educação das Relações Étnico-Raciais no âmbito do Plano Municipal de Educação de Santana-AP (PME), especificamente sobre a estratégia “8.13” que propõe a implementação e consolidação do Projeto Político Pedagógico (PPP), em 100% das escolas, nos 2 primeiros anos de vigência do Plano. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa exploratória do tipo bibliográfica e documental. Foi realizado, ainda, levantamento de dados empíricos, através de entrevista com a responsável pela pasta na Secretaria Municipal de Educação. Para análise dos resultados, optou-se pela Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados apontam que há necessidade de se aprofundar estudos que contemplem a trajetória histórica do município de Santana-AP, diretamente relacionada com a contribuição histórica da população negra, oriunda de diversos locais da África e que adentrou as terras amapaenses como escravizada e contribuiu solidamente na construção dessa história regional.
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