“A HISTÓRIA QUE A HISTÓRIA NÃO CONTA”: POPULAÇÕES NEGRAS E EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.9506

Palavras-chave:

mudança social e educação, educação dos negros

Resumo

Este estudo nasceu da indignação frente ao processo brancocêntrico de (re)produção de conhecimento na academia. Trata-se do resultado de uma pesquisa que aponta ausências e invisibilização das populações negras na disciplina “Educação brasileira” no mestrado acadêmico. Com o objetivo de investigar as contribuições das populações negras na educação nacional, é um estudo qualitativo, contracolonial, marcador da subjetividade e dos processos de (re)existência negra frente à colonização, como aponta Antônio Bispo dos Santos; e bibliográfico, pois possibilitou diálogos com Henrique Cunha Jr., Nilma Lino Gomes, Beatriz Nascimento e Cida Bento, dentre outras(os) intelectuais. Sendo a denúncia e o anúncio importantes categorias presentes no Movimento Negro, denunciamos a falta – intencional – de autores/as negros/as dentro da universidade e anunciamos a luta histórica das populações negras, comprovando que diante da não existência de uma harmonia racial no Brasil, foram criadas experiências de educações (sim, no plural) por meio das organizações e entidades negras.

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Biografia do Autor

Davison da Silva Souza, Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE-UECE)

Sou filho do seu José da dona Maria, Pedagogo formado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), educando do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE-UECE) Bolsista de fomento à pesquisa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Professor alfabetizador da rede municipal de Fortaleza. Ceará – Brasil.

Rebeca Silva de Oliveira, Mestranda Acadêmica em Educação

Formada em licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), educanda do Mestrado Acadêmico em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista de fomento à pesquisa pela  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001. Vigência 2023-2025. Ceará – Brasil.

Juliana Silva Santana, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora adjunta do Centro de Educação - Curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Ceará (CED-UECE). Componho a coordenação do Coletivo Mapinduzi - grupo de estudos de intelectuais negras (CED-UECE). Ceará – Brasil

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

DOSSIÊ RELAÇÕES DE GÊNERO, ÉTNICO-RACIAIS E INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO