A PRÁTICA CORPORAL E MANIFESTAÇÃO CULTURAL INDÍGENA DE HUKA-HUKA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: APROXIMAÇÕES E RESISTÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.9516Palavras-chave:
Huka-Huka, Educação Física Escolar, Decolonialidade, Interculturalidade, Povos IndígenasResumo
Este artigo tem como objetivo narrar, analisar e discutir a experiência com a luta tradicional indígena de Huka-Huka na Educação Física. A experiência foi realizada com o sexto ano do ensino fundamental de uma escola da rede estadual de ensino de Porto Alegre/RS, que fez parte de uma pesquisa-ação participante durante o ano letivo de 2023. Como instrumento de produção de informações foram utilizadas as Notas de Campo da primeira autora, professora da turma, bem como os materiais produzidos pelos(as) estudantes. Identificamos aproximações e resistências com a luta Huka-Huka durante essa experiência. Compreendemos que a Lei 11.645/08, que tornou obrigatório o ensino da história e da cultura indígena na educação básica, precisa ser efetivamente aplicada, porque acreditamos que as resistências dos(as) alunos(as) com relação aos conteúdos com pluralidade de culturas na escola podem diminuir a partir do momento em que os(as) estudantes tenham contato, conheçam e reconheçam outras cosmopercepções.
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