A PRÁTICA CORPORAL E MANIFESTAÇÃO CULTURAL INDÍGENA DE HUKA-HUKA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: APROXIMAÇÕES E RESISTÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.9516

Palavras-chave:

Huka-Huka, Educação Física Escolar, Decolonialidade, Interculturalidade, Povos Indígenas

Resumo

Este artigo tem como objetivo narrar, analisar e discutir a experiência com a luta tradicional indígena de Huka-Huka na Educação Física. A experiência foi realizada com o sexto ano do ensino fundamental de uma escola da rede estadual de ensino de Porto Alegre/RS, que fez parte de uma pesquisa-ação participante durante o ano letivo de 2023. Como instrumento de produção de informações foram utilizadas as Notas de Campo da primeira autora, professora da turma, bem como os materiais produzidos pelos(as) estudantes. Identificamos aproximações e resistências com a luta Huka-Huka durante essa experiência. Compreendemos que a Lei 11.645/08, que tornou obrigatório o ensino da história e da cultura indígena na educação básica, precisa ser efetivamente aplicada, porque acreditamos que as resistências dos(as) alunos(as) com relação aos conteúdos com pluralidade de culturas na escola podem diminuir a partir do momento em que os(as) estudantes tenham contato, conheçam e reconheçam outras cosmopercepções.

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Biografia do Autor

Karoline Hachler Ricardo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestra em Ciências do Movimento Humano. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. 

André Luis Xavier Peres, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Elisandro Schultz Wittizorecki, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2024-11-25

Edição

Seção

DOSSIÊ RELAÇÕES DE GÊNERO, ÉTNICO-RACIAIS E INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO