PESQUISAR COM PÉS PLANTADOS NA TERRA: POR UM REFLORESTAMENTO ACADÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.9542Palavras-chave:
Universidade, Conhecimento, Colonialidade, Branquitude, ResistênciaResumo
A que(m) servem (nossos) saberes? É possível produzir conhecimento acadêmico que faça frente ao projeto neoliberal (re)colonizatório, civilizatório euro-hegemônico? Como resistir à (nossa) branquitude? Na peleja com essas perguntas, o artigo alinhava uma cantoria entre memórias e narrativas que transversalizam universidade, colonialidade, branquitude e monocultura do pensamento. De um assombro devastador, recobra-se forças pelo acompanhar a decomposição de folhas e galhos no rio da memória, a potência heterogenética de microrganismos em articulação, a recomposição de raízes e ramificações de uma gramática onírica de um Pindorama que insiste em brotar no cimento desses tempos.
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