A PRESENÇA DO RACISMO NUMA ESCOLA DE SANTA CATARINA PELA VOZ DOS/AS ESTUDANTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.9554

Palavras-chave:

escola, educação, racismo

Resumo

O racismo está presente no Brasil desde sua colonização, portanto, a luta para vencê-lo deve ser fortalecida nos mais diferentes âmbitos e espaços sociais. Com vistas a trazer elementos para engendrar reflexões e práticas antirracistas na escola, este artigo aborda os resultados de um exercício de pesquisa cujo objetivo foi o de desvelar a presença (ou não) do preconceito racial na escola. Para tanto, foi realizada uma enquete entre 52 estudantes de uma escola pública do interior de Santa Catarina. Os dados foram organizados em temas geradores e analisados a partir do referencial freiriano e do campo das relações étnico-raciais. Os resultados revelaram o racismo estrutural que caracteriza a realidade brasileira, sendo expresso principalmente em situações de injúria, suspeição e desrespeito, levando à negação identitária. As conclusões indicam a urgência da problematização do tema com vistas à construção de uma sociedade antirracista.

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Biografia do Autor

Marilda de Liz Brockveld, Universidade do Planalto Catarinense

Professora de Matemática, discente do Programa de Mestrado em Educação (PPGE) da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). Santa Catarina – Brasil.

Pâmella da Silva de Souza Muniz, Universidade do Planalto Catarinense

Professora de Educação Infantil, discente do PPGE/UNIPLAC. Santa Catarina – Brasil.

Valéria Oliveira de Vasconcelos, UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE/UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ

Docente do Programa de Mestrado em Educação (PPGE) da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). Santa Catarina – Brasil

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Publicado

2024-12-28

Edição

Seção

DOSSIÊ RELAÇÕES DE GÊNERO, ÉTNICO-RACIAIS E INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO