O (NÃO) LUGAR DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS PPCs DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS IFEs DE GOIÁS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.9583

Palavras-chave:

educação, Relações étnico-raciais, pedagogia

Resumo

O presente artigo toma como temática as relações étnico-raciais nos cursos de Pedagogia das Instituições Federais de Ensino Superior do estado de Goiás (UFG, UFJ, UFCAT, IFG e IF goiano), para analisar, em seus Projetos Político Pedagógicos (PPC’s), qual o lugar (ou não) da temática, como forma de cumprir a Lei 11645/2008 e as determinações da Resolução CNE/CP n.01/2004 e da Resolução n. 02/2015. A metodologia utilizada foi a análise documental, realizada nos PPC’s dos Cursos de Pedagogia, acessados online na página de cada Universidade. A leitura dos documentos possibilitou constatar que, mesmo quando há a previsão da discussão sobre a temática, estabelecidas em componentes dos PPC’s, nem sempre a discussão é privilegiada com bibliografia ou compõe o quadro de disciplinas obrigatórias que trata sobre a temática diretamente. No geral, é no quadro de optativas que encontramos algumas poucas disciplinas que a abordam de forma mais específica a questão das relações étnico-raciais, o que evidencia uma lacuna no que tange a formação de professoras e professores do ensino básico.

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Biografia do Autor

Ludmila Jardim da Conceicao, Universidade Federal de Catalão - UFCAT

Cientista Social, mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Catalão - UFCAT. Goiás - Brasil.

Maria Zenaide Alves, Universidade Federal de Catalão - UFCAT

Pedagoga. Doutora em Educação. Professora no Programa da Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Catalão -. Goiás – Brasil. 

Eliete Maria Bueno da Cunha, Universidade Federal de Catalão - UFCAT

Pedagoga, mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Catalão - UFCAT,. Goiás - Brasil.

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Publicado

2024-12-30

Edição

Seção

DOSSIÊ RELAÇÕES DE GÊNERO, ÉTNICO-RACIAIS E INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO