BENEFÍCIOS E DIFICULDADES ENCONTRADAS NO PROCESSO DE SELEÇÃO DE PESSOAS: uma análise do modelo de seleção por competências sob a Ótica de Profissionais da área de Gestão de Pessoas.

Autores

  • Dércia Antunes de Souza Universidade São Caetano do Sul. USCS.
  • Claudiane Reis da Paixão Universidade Nove de Julho - UNINOVE.
  • Edna Alves B. Souza Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP.

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol27n80.1128

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar as técnicas utilizadas no modelo de seleção por competências em duas empresas representativas no estado brasileiro e verificar a opinião dos profissionais de recursos humanos acerca das dificuldades e dos benefícios no processo de seleção por competências. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório com abordagem qualitativa realizado mediante pesquisa de campo. Utilizou-se da entrevista estruturada junto a dez profissionais da área de recursos humanos das empresas objeto de estudo. Com base nas informações coletadas conclui-se que as técnicas mais utilizadas são: a aplicação dos testes psicológicos e específicos; os jogos e as dinâmicas e a entrevista comportamental. Quanto as dificuldades, foi apontado o tempo disponibilizado para conciliar os procedimentos inerentes a este modelo face às vagas emergenciais; a formulação das perguntas feitas aos candidatos para que possam captar a total sinceridade do candidato e as expectativas dos requisitantes acerca das competências realmente desejadas. No que tange aos benefícios, estes se fundamentam na objetividade tendo como foco a demanda específica da vaga; redução de custos uma vez que a análise precisa do perfil das competências diminui os erros e a aderência a vaga que possibilita esboçar detalhadamente o perfil apropriado dos candidatos para as respectivas oportunidades. Além disso, proporciona melhores resultados à organização, visto alinhar as competências individuais às organizacionais, tornando assim, seus processos mais eficazes. Palavras Chaves: Gestão de Pessoas; Candidato; Seleção por Competências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dércia Antunes de Souza, Universidade São Caetano do Sul. USCS.

Doutoranda em Administração de Empresas pela USCS. Mestre em Administração de Empresas pelo IMES. Pós Graduada em Gestão de Pessoas pela Universidade São Francisco. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade São Francisco.

Claudiane Reis da Paixão, Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

Doutoranda em Administração de Empresas pela UNINOVE. Mestre em Psicologia Social. Mestre em Administração de Empresas. Especialista em Psicologia Organizacional. Especialista em Formação de Professores do Ensino Superior. Psicóloga pela Universidade São Marcos.

Edna Alves B. Souza, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP.

Mestranda em Administração de Empresas pela PUC – SP. Especialista em Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Cidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2011-09-19

Como Citar

de Souza, D. A., da Paixão, C. R., & B. Souza, E. A. (2011). BENEFÍCIOS E DIFICULDADES ENCONTRADAS NO PROCESSO DE SELEÇÃO DE PESSOAS: uma análise do modelo de seleção por competências sob a Ótica de Profissionais da área de Gestão de Pessoas. Gestão & Regionalidade, 27(80). https://doi.org/10.13037/gr.vol27n80.1128