AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DE MUNICÍPIOS PARAIBANOS: UMA APLICAÇÃO UTILIZANDO O MÉTODO PROMETHEE II

Autores

  • José Ribamar Marques de Carvalho Universidade Federal de Campina Grande. Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais - PPGRN/UFCG.
  • Enyedja Kerlly Martins de Araújo Carvalho Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais - PPGRN/UFCG
  • Wilson Fadlo Curi Universidade Federal de Campina Grande. PPGRN/UFCG.

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol27n80.1199

Resumo

Em vista da crescente preocupação com os aspectos que permeiam as questões ambientais relacionadas à sustentabilidade, a análise multicritério como suporte a decisão se constitui como uma importante ferramenta capaz de subsidiar a análise das condições econômicas, sociais, culturais e ambientais da população. Nesse sentido, o presente estudo objetiva avaliar a sustentabilidade ambiental de municípios paraibanos através do Método Promethee II, estruturando o problema com a identificação das alternativas e dos critérios relevantes no intuito de se obter uma ordenação das cidades em relação à sustentabilidade ambiental. Para tanto se fez o uso da pesquisa documental e exploratória e da análise multicriterial. Os resultados apontam que as cidades de Boqueirão, Sumé e Ouro Velho obtiveram os maiores valores quanto ao IMC (Índice Multicritério de Sustentabilidade), enquanto que, São João do Tigre, Camalaú e São Sebastião do Umbuzeiro tiveram as menores cifras quanto ao IMC configurando-se como as cidades menos sustentáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ribamar Marques de Carvalho, Universidade Federal de Campina Grande. Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais - PPGRN/UFCG.

Mestre em Ciências Contábeis. Doutorando em Recursos Naturais - PPGRN/UFCG. Professor da Unidade Acadêmica de Ciências Contábeis da UFCG.

Enyedja Kerlly Martins de Araújo Carvalho, Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais - PPGRN/UFCG

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais - PPGRN/UFCG.

Wilson Fadlo Curi, Universidade Federal de Campina Grande. PPGRN/UFCG.

Professor Adjunto da Universidade Federal de Campina Grande e do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais - UFCG.

Downloads

Publicado

2011-09-19

Como Citar

Carvalho, J. R. M. de, Araújo Carvalho, E. K. M. de, & Curi, W. F. (2011). AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DE MUNICÍPIOS PARAIBANOS: UMA APLICAÇÃO UTILIZANDO O MÉTODO PROMETHEE II. Gestão & Regionalidade, 27(80). https://doi.org/10.13037/gr.vol27n80.1199