Pós-Graduação em Contabilidade - Um Estudo Comparativo Em Cinco Países
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol28n82.1399Resumo
A literatura aponta uma carência de professores na área de Contabilidade. E, para alguns autores, essa carência está relacionada ao alto preço a se pagar para realização de uma pós-graduação na área. Assim,este estudo tem como objetivo mapear algumas características de programas de pós-graduação em Contabilidade nas universidades situadas em países cujo idioma oficial é a língua inglesa. Esta pesquisa é descritiva, teórica-conceitual, qualitativa, e possui lógica indutiva. Principais resultados: nos Estados Unidos, 71% dos programas analisados solicitam de seus candidatos conhecimentos em contabilidade, finanças, economia, tributos, estatística e matemática; 75% das universidades Australiana requerem o TOEFL, 20% requerem o GPA enquanto 10% requerem o GMAT; 88% das instituições que ofertam mestrados em contabilidade têm como foco melhorar a qualificação profissional dos contadores; na Austrália, 30% dos programas têm a duração de 18 meses, já 66% dos programas no Canadá e 50% da Nova Zelândia possuem período máximo de dois anos para o término; além disso, 82% das universidades exigem uma quantidade entre quatro e nove disciplinas obrigatórias, dentre outros resultados. Conclui-se que os cursos de mestrado oferecidos nos Estados Unidos e Reino Unido são relativamente mais exigentes em relação aos requisitos de formação do mestre em Contabilidade.
Palavras-chave: mestrado em contabilidade; programa de pós-graduação; características dos programas; avaliação de programas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Donizete Reina, Diane Rossi Maximiano Reina, Harley Almeida Soares da Silva, Sandra Rolim Ensslin (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).