Pós-Graduação em Contabilidade - Um Estudo Comparativo Em Cinco Países

Autores

  • Donizete Reina Faculdade Anhanguera
  • Diane Rossi Maximiano Reina Sociedade Educacional de Santa Catarina - SOCIESC.
  • Harley Almeida Soares da Silva Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
  • Sandra Rolim Ensslin Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol28n82.1399

Resumo

A literatura aponta uma carência de professores na área de Contabilidade. E, para alguns autores, essa carência está relacionada ao alto preço a se pagar para realização de uma pós-graduação na área. Assim,este estudo tem como objetivo mapear algumas características de programas de pós-graduação em Contabilidade nas universidades situadas  em países cujo idioma oficial é a língua inglesa. Esta pesquisa é descritiva, teórica-conceitual, qualitativa, e possui lógica indutiva. Principais resultados: nos Estados Unidos, 71% dos programas analisados solicitam de seus candidatos conhecimentos em contabilidade, finanças, economia, tributos, estatística e matemática; 75% das universidades Australiana requerem o TOEFL, 20% requerem o GPA enquanto 10% requerem o GMAT; 88% das instituições que ofertam  mestrados em contabilidade têm como foco melhorar a qualificação profissional dos contadores; na Austrália, 30% dos programas têm a duração de 18 meses, já 66% dos programas no Canadá e 50% da Nova Zelândia possuem período máximo de dois anos para o término; além disso, 82% das universidades exigem uma quantidade entre quatro e nove disciplinas obrigatórias, dentre outros resultados.  Conclui-se que os cursos de mestrado oferecidos nos Estados Unidos e Reino Unido são relativamente mais exigentes em relação aos requisitos de formação do mestre em Contabilidade.

Palavras-chave: mestrado em contabilidade; programa de pós-graduação; características dos programas; avaliação de programas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Donizete Reina, Faculdade Anhanguera

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e Professor Adjunto dos cursos de Ciências Contábeis e Administração da Faculdade Anhanguera.

Diane Rossi Maximiano Reina, Sociedade Educacional de Santa Catarina - SOCIESC.

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e Professora do Curso de Ciências Contábeis da Sociedade Educacional de Santa Catarina - SOCIESC.

Harley Almeida Soares da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Mestrando em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Sandra Rolim Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e Professora associada do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Downloads

Publicado

2012-05-16

Como Citar

Reina, D., Maximiano Reina, D. R., Soares da Silva, H. A., & Ensslin, S. R. (2012). Pós-Graduação em Contabilidade - Um Estudo Comparativo Em Cinco Países. Gestão & Regionalidade, 28(82). https://doi.org/10.13037/gr.vol28n82.1399