Pós-Graduação em Contabilidade - Um Estudo Comparativo Em Cinco Países

Donizete Reina, Diane Rossi Maximiano Reina, Harley Almeida Soares da Silva, Sandra Rolim Ensslin

Resumo


A literatura aponta uma carência de professores na área de Contabilidade. E, para alguns autores, essa carência está relacionada ao alto preço a se pagar para realização de uma pós-graduação na área. Assim,este estudo tem como objetivo mapear algumas características de programas de pós-graduação em Contabilidade nas universidades situadas  em países cujo idioma oficial é a língua inglesa. Esta pesquisa é descritiva, teórica-conceitual, qualitativa, e possui lógica indutiva. Principais resultados: nos Estados Unidos, 71% dos programas analisados solicitam de seus candidatos conhecimentos em contabilidade, finanças, economia, tributos, estatística e matemática; 75% das universidades Australiana requerem o TOEFL, 20% requerem o GPA enquanto 10% requerem o GMAT; 88% das instituições que ofertam  mestrados em contabilidade têm como foco melhorar a qualificação profissional dos contadores; na Austrália, 30% dos programas têm a duração de 18 meses, já 66% dos programas no Canadá e 50% da Nova Zelândia possuem período máximo de dois anos para o término; além disso, 82% das universidades exigem uma quantidade entre quatro e nove disciplinas obrigatórias, dentre outros resultados.  Conclui-se que os cursos de mestrado oferecidos nos Estados Unidos e Reino Unido são relativamente mais exigentes em relação aos requisitos de formação do mestre em Contabilidade.

Palavras-chave: mestrado em contabilidade; programa de pós-graduação; características dos programas; avaliação de programas.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13037/gr.vol28n82.1399

 

Indexadores de que a G&R faz parte:


   DOAJ OAIster OCLC Ulrich LiVre Redalyc  SUMARIOS.org LatindexProquest

 

A G&R utiliza o                software  iThenticate para detecção e  prevenção de plágio 
 

    
 
 
 
A G&R é signatária da Declaração        de São Francisco sobre Avaliação        de Pesquisa- Dora