Trabalho e Emancipação: O Caso dos Ex-Cortadores de Cana-de-Açúcar da Região Nordeste Do Estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol28n83.1414Resumo
Este artigo busca desvendar se os ex-cortadores de cana-de-açúcar que atualmente exercem atividades administrativas em nível operacional, nas usinas sucroalcooleiras da Região Noroeste do Estado do Paraná, manifestaram indícios de emancipação humana a partir da ação dialógica com seus ajustes profissional. A pesquisa é qualitativa do tipo descritiva, cujo corte temporal foi seccional. Os resultados apontam que: os ex-cortadores de cana-de-açúcar necessitam estar preparados, para aproveitar as oportunidades que as usinas lócus da pesquisa venham a lhes conceder e, são responsáveis por sua ascensão na estrutura hierárquica e social e por seu ajuste profissional; por meio dos relatos dos ex-cortadores de cana-de-açúcar não foi possível observar indícios de emancipação após o ajuste profissional. Pois, não foi identificada a ação dialógica e, tampouco o entendimento mútuo. Concluiu-se que os participantes da pesquisa foram cooptados e absorvidos pela ideologia das usinas na região noroeste do Estado do Paraná.
PALAVRAS-CHAVE: ajuste profissional; agir comunicativo; emancipação humana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).