A GESTÃO ESTRATÉGICA DAS COMPRAS COMO POLÍTICA PARA REDUZIR CUSTOS

Autores

  • Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza UNICAMP
  • Miguel Juan Bacic UNICAMP
  • José Maria Ramos Bernardes

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol25n74.168

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir a importância da função “compras” para a redução de custos. Apresenta-se o caso de uma grande empresa, que, ao longo de 14 anos, mudou a forma como era desempenhada a função “compras”, que passou a adquirir características de natureza mais estratégica. A trajetória observada foi de uma função de gerenciamento de pedidos, agindo evento a evento, para o gerenciamento da cadeia de suprimentos, com o aumento da complexidade das atividades no setor, o que levou a um reposicionamento na estrutura hierárquica, principalmente pela potencial capacidade de se obterem reduções de custos nas aquisições, nos transportes, nos estoques e na armazenagem. Instrumento importante na execução dessa política foi o foco no desenvolvimento de relacionamentos na cadeia de fornecimento, em ganhos de longo prazo pela constituição e preservação de uma rede de fornecedores, baseados em negociação e em acordos, ao invés da preocupação com os ganhos em cada operação individual de compra.

 

Palavras-chave: redes de relações entre empresas, relações fornecedor/cliente, gestão estratégica das compras.

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Biografia do Autor

Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza, UNICAMP

Prof. Livre Docente do Instituto de Economia da UNICAMP

Miguel Juan Bacic, UNICAMP

Prof. Livre Docente do Instituto de Economia da UNICAMP Diretor da Escola de Extensão (EXTECAMP) da UNICAMP

José Maria Ramos Bernardes

Gerente de Compras - Rhodia do Brasil

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Publicado

17-10-2009