UMA ARTICULAÇÃO ENTRE A ESTRUTURA DA REDE DE SUPORTE E AS IDEIAS COMPARTILHADAS SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL NA REDE LIDERA

Autores

  • Marcela Cox dos Santos Silva
  • Sílvio Luiz de Paula
  • Lúcia Maria Barbosa de Oliveira
  • Hélder Pontes Régis

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol29n87.1938

Resumo

Este trabalho identifica as características de uma rede denominada Lidera, constituída por gestores empresariais interessadosno fenômeno da responsabilidade social empresarial (RSE). Buscou-se descrever os aspectos estruturais da rede e analisar ossignificados compartilhados pelos gestores, com base nos estudos de capital social de Nahapiet e Ghoshal (1998) e no modelode RSE de Quazi e O’Brien (2000). Esta pesquisa utilizou métodos quantitativos para a análise da estrutura da rede e qualitativospara a dos significados compartilhados pelos atores. Concluiu-se que a rede em questão possui grande potencial de conexão eque os entrevistados têm visão moderna da RSE, além de compartilharem outros significados, os quais representam sentimentosde identidade, de colaboração, de solidariedade e de exemplo, por meio de condutas positivas. Constatou-se também que oslaços considerados fortes são capazes de influenciar positivamente os indivíduos para o seu envolvimento com ações de RSE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Cox dos Santos Silva

Mestre do Programa de Pós-Graduação em Administração pelaFaculdade Boa Viagem – Recife (PE), Brasil.

Sílvio Luiz de Paula

Mestre do Programa de Pós-Graduação em Administração pelaUniversidade Federal de Pernambuco – Recife (PE), Brasil.

Lúcia Maria Barbosa de Oliveira

Doutora do Programa de Pós-Graduação em Industrial Relations pelaLondon School of Economics – Londres, Inglaterra.

Hélder Pontes Régis

Doutor do Programa de Pós-Graduação em Administração pelaUniversidade Federal Rural de Pernambuco – Recife (PE), Brasil.

Downloads

Publicado

18-12-2013