METACOGNIÇÃO E EMPREENDEDORISMO: SER EMPREENDEDOR INFLUENCIA ATITUDES METACOGNITIVAS?
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol30n89.2260Resumo
Este artigo analisou como sujeitos empreendedores demonstram suas posturas metacognitivas, comparando-os com “não-empreendedores”. A survey envolveu 271 empreendedores e 787 não-empreendedores. A hipótese testada assumiu que a metacognição seria positivamente relacionada com o perfil empreendedor de um indivíduo. Resultados de modelo de equações estruturais apontaram que a metacognição é positivamente relacionada com o perfil empreendedor de um indivíduo, indicando que um sujeito empreendedor apresenta um nível metacognitivo superior em relação àqueles que não são empreendedores. A contribuição desta pesquisa está em destacar a importância que envolve a metacognição e o empreendedorismo, indicando quais as possíveis excepcionalidades que possuem um indivíduo empreendedor e quais os caminhos para desenvolver a capacidade de pensar sobre nossos próprios pensamentos. Este estudo também possui o intuito de inaugurar uma linha de pesquisa ainda inédita no contexto nacional evidenciando a importância que envolve a metacognição e o empreendedorismo, para que o seu amadurecimento possa apresentar ainda mais resultados que contribuam para o desenvolvimento de todos os atores envolvidos neste contexto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).