Eficiência produtiva das empresas prestadoras de serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto nos municípios mineiros

Autores

  • Diego Pierotti Procópio Mestre em Economia pelo Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa.
  • Maikon Santiago Maia Bacharel em Economia pela Universidade Federal de Viçosa. Mestrando em Economia pelo Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa.
  • Silvia Harumi Toyoshima Doutora em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutora pela University of Illinois. Professora Associada do Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa.
  • Adriano Provezano Gomes Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa.

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol30n90.2285

Resumo

Objetivou-se neste estudo avaliar a eficiência produtiva das empresas prestadoras de serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto nos municípios mineiros, selecionados pelo escopo da pesquisa e pela disponibilidade de dados. Para a realização do estudo foi utilizada a metodologia do DEA, com modelo de retornos variáveis à escala e orientação produto, além da estimação da função discriminante. Os resultados encontrados apontaram para um melhor desempenho produtivo das empresas que são geridas diretamente pelo setor público quando comparado ao das autarquias e empresas privadas. No entanto, apontou-se uma necessidade de investimento tanto em infraestrutura urbana para a expansão dos serviços à população das cidades analisadas quanto na modernização das empresas prestadoras de serviços para a capacitação da mão de obra e aquisição de máquinas e equipamentos para a melhora de seu desempenho produtivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-15

Como Citar

Procópio, D. P., Maia, M. S., Toyoshima, S. H., & Gomes, A. P. (2014). Eficiência produtiva das empresas prestadoras de serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto nos municípios mineiros. Gestão & Regionalidade, 30(90). https://doi.org/10.13037/gr.vol30n90.2285