ESTRATÉGIA E VANTAGEM COMPETITIVA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol25n74.30Resumo
Pouco se discute na literatura nacional sobre a interação entre responsabilidade social empresarial – RSE e suas implicações na gestão estratégica empresarial e na geração de vantagem competitiva, buscando-se investigar a possível integração entre a gestão da RSE com as atividades do core business. Especificamente, pretende-se, neste trabalho, analisar os resultados e possíveis benefícios para as empresas que adotam ações de RSE; verificar a relação entre estratégia empresarial e ações de RSE; e identificar a ligação entre ações de RSE com vantagem competitiva. Trata-se de pesquisa exploratória e descritiva quali-quantitativa, com aplicação de 384 questionários a consumidores escolhidos intencionalmente de uma listagem de empresas cearenses que adotam ações de RSE, e entrevista estruturada com três líderes empresariais locais. Os resultados indicam o papel e a relevância da RSE para organizações, consumidores e comunidade em geral, além da existência de relação entre RSE, intento estratégico e vantagem competitiva.
Palavras-chave: responsabilidade social empresarial, gestão estratégica, vantagem competitiva, estratégia empresarial; benefícios.
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Copyright (c) 2009 Raimundo Wellington Araújo Pessoa, Leandra Fernandes do Nascimento, João Adamor Dias Neves, Geovane Silva Oliveira Filho (Autor)

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