Capital humano e sustentabilidade: uma proposta de abordagem multidisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol31n92.3161Resumo
O conceito de sustentabilidade, cunhado originalmente para definir uma filosofia ambientalista de preservação dos recursos naturais, expandiu sua capacidade explicativa tornando-se um construto de maior complexidade, que abrange, concomitantemente, ampla gama de componentes da vida social. A sustentabilidade passou a ser resignificada para diversos contextos que vão das políticas públicas, às ações empresariais e aos comportamentos das pessoas. Diferentes dimensões da vida econômica, ambiental e social com seus diversos atores, dentre estes as organizações complexas, estão integrados na busca pela perenidade da Vida. Nessa perspectiva, outro conceito que desponta com idêntica importância para a construção desse novo futuro comum da Humanidade (World Economic Forum, 2013) é a concepção de capital humano. Trata-se de um construto composto pelos saberes, talentos, e competências das pessoas, que se expressam no âmbito das organizações, as quais podem exercer um papel catalisador nessa mobilização por um mundo sustentável.
O presente ensaio antevê a possibilidade de relacioná-los entre si, de modo a sustentar uma reflexão sobre as oportunidades de aperfeiçoar as estratégias de relacionamento das organizações, no sentido de assegurar que elas incorporem, concomitantemente, atributos de sustentabilidade e de valorização do capital humano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Wilson Aparecido Costa de Amorim, Rosa Maria Fischer, Graziella Maria Comini, Juliana Rodrigues (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).