Capital humano e sustentabilidade: uma proposta de abordagem multidisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol31n92.3161Resumo
O conceito de sustentabilidade, cunhado originalmente para definir uma filosofia ambientalista de preservação dos recursos naturais, expandiu sua capacidade explicativa tornando-se um construto de maior complexidade, que abrange, concomitantemente, ampla gama de componentes da vida social. A sustentabilidade passou a ser resignificada para diversos contextos que vão das políticas públicas, às ações empresariais e aos comportamentos das pessoas. Diferentes dimensões da vida econômica, ambiental e social com seus diversos atores, dentre estes as organizações complexas, estão integrados na busca pela perenidade da Vida. Nessa perspectiva, outro conceito que desponta com idêntica importância para a construção desse novo futuro comum da Humanidade (World Economic Forum, 2013) é a concepção de capital humano. Trata-se de um construto composto pelos saberes, talentos, e competências das pessoas, que se expressam no âmbito das organizações, as quais podem exercer um papel catalisador nessa mobilização por um mundo sustentável.
O presente ensaio antevê a possibilidade de relacioná-los entre si, de modo a sustentar uma reflexão sobre as oportunidades de aperfeiçoar as estratégias de relacionamento das organizações, no sentido de assegurar que elas incorporem, concomitantemente, atributos de sustentabilidade e de valorização do capital humano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).