Pressupostos do desempenho: um estudo da ambidestria, exploração e explotação em uma rede de farmácias do RS
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol33n97.3831Resumo
A busca por estratégias gerenciais que permitam que a organização alcance melhores resultados tem atraído estudiosos da área e gestores interessados nos resultados de suas pesquisas. Tal interesse é decorrente, dentre outros aspectos, da concorrência acirrada e de volatilidades do ambiente. A pesquisa objetiva modelar as ações ambidestras e suas dimensões: exploração e explotação, em contraste com desempenho das farmácias de uma rede do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi baseada na pesquisa quantitativa e descritiva, utilizando o método survey, baseado em questionários fechados aplicados às 612 farmácias, com uma taxa de retorno de 6,53%, pertencentes à rede FARXV. A análise fatorial confirmatória e a modelagem de equações estruturais foram utilizadas para tratar os dados coletados. Foi concluído que o investimento em estratégias ambidestras, pelos gestores das empresas, resulta em desempenho correspondente. Embora os resultados da associação sejam igualmente positivos, não foi confirmado que as estratégias de exploração e explotação reflitam desempenho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).