Vínculos organizacionais: o caso de docentes de uma instituição privada de ensino superior localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais

Autores

  • Ricardo Bastos Rodrigues Faculdade Novos Horizontes
  • Luiz Carlos Honório Faculdade Novos Horizontes

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol33n98.3956

Resumo

Esta pesquisa analisa vínculos organizacionais mantidos por professores com uma Instituição de Ensino Superior privada localizada na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Trata-se de um estudo descritivo quantitativo e qualitativo, realizado com 82 professores que lecionam nos cursos de Engenharia e Tecnologia da Informação (TI). Os vínculos mais relevantes para os professores foram os de sentimento de pertença e autonomia. A idade superior a 40 anos correlacionou-se com os vínculos autonomia e idealização da instituição. Já a escolaridade correlacionou-se com o vínculo cooperação nas atividades, enquanto o tempo de atuação no magistério associou-se com a integração entre os membros. A experiência acadêmica e a marca da instituição estão entre os elementos que justificariam essas associações. Os resultados qualitativos sugerem que o sentimento de pertença denota congruência dos docentes com a filosofia da instituição e que a autonomia resulta da liberdade que experimentam para expressar ideias e realizar o planejamento e execução do próprio trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Bastos Rodrigues, Faculdade Novos Horizontes

Mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes, professor de Graduação na Faculdade Pitágoras, Votorantim (SP), Brasil.

 

Luiz Carlos Honório, Faculdade Novos Horizontes

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, professor e pesquisador na Faculdade Novos Horizontes, Belo Horizonte (MG), Brasil.

 

Downloads

Publicado

2017-06-05

Como Citar

Rodrigues, R. B., & Honório, L. C. (2017). Vínculos organizacionais: o caso de docentes de uma instituição privada de ensino superior localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Gestão & Regionalidade, 33(98). https://doi.org/10.13037/gr.vol33n98.3956