ANÁLISE DO DESENHO E USO DO BALANCED SCORECARD EM UM CENTRO DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS

Autores

  • Ilse Maria Beuren Universidade Federal de Santa Catarina
  • Guilherme Eduardo de Souza Universidade Federal do Paraná
  • Henrique Portulhak Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol34n101.4157

Resumo

O estudo objetiva analisar o desenho e uso do Balanced Scorecard em um centro de serviços compartilhados (CSC). Um estudo de caso foi realizado em um CSC que utiliza o Balanced Scorecard (BSC) em seu processo de gestão de desempe­nho. Para a coleta dos dados utilizou-se a plataforma proposta por Ferreira e Otley, a fim de visualizar possíveis adaptações do modelo original do BSC na estrutura de acordo com as peculiaridades de unidades de serviços compartilhados. Os resultados apontam que as características predominantes do CSC, como estrutura, estratégia e indicadores direcionados a otimizar processos por meio de redução de custos e prazos, exercem influência no BSC, afetando substancialmente a forma como é utilizado. Conclui-se que o framework de Ferreira e Otley ofereceu descrições holísticas do desenho do BSC e da maneira como é utilizado em uma estrutura organizacional com serviços compartilhados.

Palavras-chave: Balanced Scorecard; desenho e uso do BSC; centro de serviços compartilhados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilse Maria Beuren, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Professora do Programa de Pós-graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Guilherme Eduardo de Souza, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Henrique Portulhak, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Contabilidade pela UFPR.

Downloads

Publicado

2018-05-30

Como Citar

Beuren, I. M., Souza, G. E. de, & Portulhak, H. (2018). ANÁLISE DO DESENHO E USO DO BALANCED SCORECARD EM UM CENTRO DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS. Gestão & Regionalidade, 34(101). https://doi.org/10.13037/gr.vol34n101.4157