PANORAMA DO CULTIVO E PRODUTIVIDADE DA CANA-DE-AÇÚCAR NA MESORREGIÃO DE ASSIS/SP: SAFRAS 2003/04 A 2013/14
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol34n101.4179Resumo
A Região Centro-Sul concentra a maior parte da produção canavieira, com destaque para o estado de São Paulo. A pesquisa objetivou analisar o cenário do cultivo e produtividade (t/ha) da cana-de-açúcar na Mesorregião de Assis/SP no período compreendido entre as safras 2003/04 a 2013/14. Trata-se de pesquisa mista com objetivos descritivos, utilizando-se de entrevista não estruturada com atores-chave. Os dados secundários foram obtidos com players diretamente envolvidos com a área de pesquisa do setor. Os resultados mostram um aumento de 56,6% na área cultivada (96.903 hectares) no período, além de indicar que a produtividade média (tonelada de cana colhida/hectare) da mesorregião apresenta-se superior às demais médias. Outra importante evidência constitui-se no fato de que, apesar do aumento na expansão da área de cultivo, além das expectativas de crescimento, o setor tem preservado, de forma sistemática, as áreas de proteção ambiental, inclusive com projetos de reflorestamento das matas ciliares e áreas de preservação permanente.
Palavras-chave: Setor sucroenergético; produção de cana-de-açúcar; sustentabilidade; Mesorregião de Assis/SP.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).