REFLEXO DA QUALIDADE DE GOVERNANÇA CORPORATIVA NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE EMPRESAS
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol34n102.4224Resumo
Este estudo analisou o reflexo da qualidade de Governança Corporativa sobre o processo de avaliação de empresas. Com base na Teoria da Agência, foi estimado um Índice de Qualidade de Governança Corporativa (IQGC) que foi incluído no modelo de Ohlson (1995) para verificar sua relevância no valor de 213 companhias negociadas na BM&FBOVESPA entre 2010 e 2013. Para o cálculo do IQGC foram quantificadas sete dimensões representativas de boa qualidade de governança e ponderadas por Análise de Componentes Principais. Sua relação com a valoração das empresas foi realizada por regressões com dados em painel. Os resultados permitiram inferir que o IQGC é value relevant, pois sua inclusão no modelo estimado refletiu no aumento de seu coeficiente de determinação. Destaca-se como contribuições a inserção da Assimetria de Informação como dimensão do IQGC e as evidências de que a qualidade de Governança Corporativa é refletida na avaliação das empresas no Brasil.
Palavras-chave: Governança Corporativa; Índice; Avaliação de empresas; Valor; Value Relevance.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).