AS CARREIRAS PROTEANA E SEM FRONTEIRAS E AS ÂNCORAS DE CARREIRA: UM ESTUDO COM PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE EM MINAS GERAIS

Autores

  • Rafaella Portes Diniz Ribeiro Programa de Pós-graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PPGA/PUC Minas.
  • Simone Costa Nunes Programa de Pós-graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PPGA/PUC Minas.
  • Humberto Elias Garcia Lopes Programa de Pós-graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PPGA/PUC Minas.

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol34n102.4249

Resumo

Este artigo objetiva identificar a relação entre âncoras de carreira e atitudes referentes a uma orientação de carreira proteana ou sem fronteira em profissionais da área da saúde. Foram aplicados três questionários: Escala de Atitudes de Carreira Proteana e Escala de Atitudes de Carreira Sem Fronteira, desenvolvidas por Briscoe, Hall e DeMuth (2006); e o inventário Âncoras de Carreira, de Schein (1993). Os resultados apontam para: certa adesão a um desses tipos de carreira, sendo a carreira proteana mais aderente aos homens e a carreira sem fronteira, às mulheres; pessoas com maior escolaridade (pós-graduação) mostram maior aderência aos dois tipos de carreira; não há evidências de relação entre as escolhas das âncoras de carreira e o grau de adesão à orientação de carreira proteana ou sem fronteira; a âncora estilo de vida é a preferida desse público, refletindo a necessidade dos participantes em equilibrar e integrar vida familiar e trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaella Portes Diniz Ribeiro, Programa de Pós-graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PPGA/PUC Minas.

Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/Programa de Pós-graduação em Administração; Supervisora de Recursos Humanos América Latina na FCA Automobiles.

Simone Costa Nunes, Programa de Pós-graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PPGA/PUC Minas.

Doutora em Administração pela UFMG. Professora e pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PPGA/PUC Minas.

Humberto Elias Garcia Lopes, Programa de Pós-graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PPGA/PUC Minas.

Doutor em Administração pela UFMG; Professor no Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

Ribeiro, R. P. D., Nunes, S. C., & Lopes, H. E. G. (2018). AS CARREIRAS PROTEANA E SEM FRONTEIRAS E AS ÂNCORAS DE CARREIRA: UM ESTUDO COM PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE EM MINAS GERAIS. Gestão & Regionalidade, 34(102). https://doi.org/10.13037/gr.vol34n102.4249