INTERVENÇÕES URBANAS A PARTIR DE INVESTIMENTOS DO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO (PAC): A RETERRITORIALIZAÇÃO DOS MORADORES DO ENTORNO DA OBRA CONTORNO NORTE DE MARINGÁ-PR
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol35n103.4410Resumo
O presente artigo tem por objetivo compreender como ocorreu a reterritorialização, pelos moradores, de dois bairros fronteiriços a uma obra de grande magnitude - o Contorno Norte em Maringá (PR), realizada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Para tanto, o artigo apresenta conceitos relativos à produção do espaço urbano e território e caracteriza-se como qualitativo e descritivo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatorze moradores e um representante do poder público municipal, além de pesquisa documental e bibliográfica. Esses dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Ao tratar da reterritorialização, foi possível concluir que os moradores sentem muita diferença no que diz respeito ao território em que viviam antes da construção da obra. Atualmente, eles relatam que se sentem excluídos do restante da população citadina e reconhecem diversos problemas socioespaciais, vistos por eles como um reflexo direto da construção da referida obra.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).