PERCEPÇÃO DE BEM-ESTAR ENTRE FUNCIONÁRIOS ATIVOS E DEMISSIONÁRIOS DE UMA ORGANIZAÇÃO DA SAÚDE NA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol35n104.4592Resumo
Esta pesquisa compara a percepção de bem-estar no trabalho entre funcionários ativos e demissionários de uma organização do terceiro setor no segmento da saúde, na Região Metropolitana da Grande Vitória, a partir de fatores pessoais e situacionais. Os resultados obtidos mostram que, embora os sentimentos de afeto positivo e negativo e de realização no trabalho possam influenciar em maior ou menor grau o bem-estar, há poucas diferenças entre esses dois grupos de funcionários. As emoções positivas, como entusiasmo e orgulho, para ambos os grupos, são as menos sentidas. Chama a atenção que os funcionários que solicitaram a demissão voluntária se sentiram mais dispostos e animados nesse ambiente de trabalho do que os ativos. Quanto aos sentimentos negativos, os funcionários percebem ou perceberam só um pouco sentimentos como depressão e raiva, não havendo diferenças de entendimento entre os dois grupos. E, para ambos os grupos, ganhar recompensas é pouco percebida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).