ADOÇÃO DA AGRICULTURA DE PRECISÃO NA AMÉRICA DO SUL: O ESTADO DA ARTE EM ARGENTINA, BRASIL E COLÔMBIA

Autores

  • João Batista Pamplona Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).
  • Miguel Augusto Rodrigues Silva PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol35n105.5555

Palavras-chave:

Agricultura de precisão, Desenvolvimento socioeconômico, Adoção e difusão tecnológica, Sustentabilidade e produtividade agropecuária, Inovação

Resumo

A América do Sul faz grande contribuição relativa à produção agrícola mundial. O crescimento extensivo da atividade agrícola na região aproxima-se do limite, restando à modalidade intensiva o potencial de superar desafios como sustentabilidade e competitividade, capaz ainda de produzir desenvolvimento econômico. As inovações são essenciais nesse sentido, especialmente as associadas à agricultura de precisão (AP), entendida como um conjunto de inovações organizacionais e de processo que conjuga mecanização com tecnologias de informação e comunicação (TIC), permitindo singularização da unidade de produção agrícola, ao se valer da variabilidade espacial e temporal em áreas de pequena escala. O objetivo deste artigo é analisar o “estado da arte” da adoção da AP na América do Sul, a partir do levantamento e da análise da produção acadêmica sobre o tema. Esta pesquisa de natureza exploratória enfoca a experiência de três países representativos das condições econômicas e edafoclimáticas da Região: Argentina, Brasil e Colômbia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Batista Pamplona, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia Política da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Miguel Augusto Rodrigues Silva, PUC-SP

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Economia Política da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Downloads

Publicado

2019-07-04

Como Citar

Pamplona, J. B., & Rodrigues Silva, M. A. (2019). ADOÇÃO DA AGRICULTURA DE PRECISÃO NA AMÉRICA DO SUL: O ESTADO DA ARTE EM ARGENTINA, BRASIL E COLÔMBIA. Gestão & Regionalidade, 35(105). https://doi.org/10.13037/gr.vol35n105.5555

Edição

Seção

Edição Especial – Gestão & Inovação na América Latina

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)