DISTRIBUIÇÃO ESTADUAL BRASILEIRA: UMA ANÁLISE COM BASE NO DESEMPENHO EM INOVAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol36n109.5707Resumo
O presente artigo objetivou verificar a distância entre os estados brasileiros com base no desempenho estadual em inovações. Neste sentido, a proposta consiste em apresentar a redistribuição espacial dos estados brasileiros a partir da soma das suas potencialidades (capacidade de inovação) e dos seus resultados (desempenho inovador). A fim de atender esse objetivo, o estudo realizou uma análise macroeconômica do país utilizando dados secundários disponíveis nas bases de dados governamentais e de outras organizações relacionadas. Aplicou-se escalonamento multidimensional e análise de conglomerados. O estudo foi classificado como descritivo, documental e quantitativo. Os resultados evidenciaram que os fatores determinantes da capacidade de inovação dos estados brasileiros e o desempenho inovador apresentam diferentes estágios de desenvolvimento, o que explica os diferentes desempenhos alcançados por estados de uma mesma região geográfica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).