CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL EM UM AMBIENTE TERCEIRIZADO
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol36n109.6058Resumo
Este artigo tem por objetivo compreender como as faxineiras terceirizadas de uma universidade federal constroem sua identidade profissional, num contexto de diferenciações e discriminação. Esses indivíduos convivem com a “invisibilidade social” e a vulneralidade que podem marcar a construção de sua identidade profissional. Adotou-se uma metodologia interpretativista com observação participante de base etnográfica e entrevistas semiestruturadas, analisadas pela Análise do Discurso de corrente francesa. As entrevistadas constroem suas identidades profissionais marcadas pelo anseio de se fazer parte do quadro de funcionários efetivos, pela instabilidade de seu trabalho, reproduzindo as rotinas dos pais, vivenciando os preconceitos e a invisibilidade pública no trabalho e na família.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).