CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL EM UM AMBIENTE TERCEIRIZADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol36n109.6058

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender como as faxineiras terceirizadas de uma universidade federal constroem sua identidade profissional, num contexto de diferenciações e discriminação. Esses indivíduos convivem com a “invisibilidade social” e a vulneralidade que podem marcar a construção de sua identidade profissional. Adotou-se uma metodologia interpretativista com observação participante de base etnográfica e entrevistas semiestruturadas, analisadas pela Análise do Discurso de corrente francesa. As entrevistadas constroem suas identidades profissionais marcadas pelo anseio de se fazer parte do quadro de funcionários efetivos, pela instabilidade de seu trabalho, reproduzindo as rotinas dos pais, vivenciando os preconceitos e a invisibilidade pública no trabalho e na família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samara de Menezes Lara, Instituto de Ciências Humanas e Sociais/Campus Florestal - Universidade Federal de Viçosa - UFV/CAF, Florestal, MG, Brasil. Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil

Doutoranda em administração pelo CEPEAD/UFMG - Belo Horizonte, MG, Brasil Docente da UFV/CAF, Florestal, MG, Brasil

Adriana Ventola Marra, Instituto de Ciências Humanas e Sociais/Campus Florestal - Universidade Federal de Viçosa - UFV/CAF, Florestal, MG, Brasil.

Doutora em Administração pelo CEPEAD/UFMG. Docente da Universidade Federal de Viçosa - Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública, PROFIAP/UFV, MG, Brasil.

PAULA CRISTINA DE MOURA FERNANDES, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil

Doutoranda em administração pelo CEPEAD/UFMG - Belo Horizonte, MG, Brasil

Kely César Martins de Paiva, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil

Doutora em Administração pelo CEPEAD/UFMG. Docente da Universidade Federal de Minas Gerais - Programa de Pós-Graduação em Administração, CEPEAD/UFMG, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

29-09-2020